Ribeirão Preto chegou, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (16), a 166 mortes por covid-19 em 2022. São mais 17 mortes na comparação com os números divulgados na última segunda-feira (14).
Desta vez, a atualização de mortes trouxe também os dados de quem estava vacinado: 39 não estavam vacinados, 11 tinham apenas a primeira dose, 44 tomaram duas doses, 68 três doses e, em 4 situações, não há informações se a pessoa tinha vacinado.
Os dados foram divulgados em uma coletiva, na tarde desta quarta-feira, com a participação da Secretaria Municipal da Saúde, Hospital das Clínicas e a Direção Regional de Saúde (DRS).
Segundo informaram os médicos Benedito Fonseca, coordenador da UETDI, e Fernando Belissimo, coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, o número de vacinados mortos é maior porque a proporção de imunizados na população de Ribeirão Preto também é maior.
De acordo com os especialistas, duas doses da vacina diminuiu 10 vezes o risco de internação. No caso de três doses, o risco de internação diminui 100 vezes. O Benedito ainda afirmou que quem não tomou vacina tem complicações mais graves e por mais tempo, a chamada covid longa.
Benedito ainda defendeu a necessidade de aplicação da quarta dose da vacina nas pessoas com mais de 60 anos. Mais cedo, em coletiva na capital paulista, o Governo de São Paulo tinha confirmado a quarta dose para esse públicos (clique aqui e veja mais)
*com Leonardo Santos