Dois dias depois de avançar para a fase laranja do Plano São Paulo, a região de Ribeirão Preto, que compreende 26 cidades, segue com números preocupantes nos dois indicadores com mais peso no controle da pandemia.
O número de novas mortes é o que mais preocupa, porque vem subindo desde o início de 2021. Na sexta-feira (5), dia da reclassificação do Plano SP, o indicador era de 9,3. Neste domingo (7), subiu para 9,4.
Já a ocupação de UTIs tem número alto, mas está em queda. Há 10 dias, a ocupação chegou a 82%. Neste domingo (7), está em 75,2% – segundo o Plano SP, ocupação acima de 75% significa fase vermelha. No entanto, na última sexta, o Governo João Doria decidiu promover a região de Ribeirão à fase laranja mesmo tendo ocupação de UTIs acima de 75% (na sexta, o indicador marcava 75,9%).
Além de Ribeirão Preto, outras duas regiões (Marília e Taubaté) foram beneficiadas por essa mudança de postura do Governo de São Paulo em relação aos índices de ocupação de UTI´s. Ficaram na fase vermelha (Araraquara, Franca e Bauru) apenas as regiões com ocupação acima de 80%.
Indicadores atuais da região de Ribeirão Preto:
Ocupação de UTIs: 75,2% (fase vermelha)
UTIs a cada 100 mil habitantes: 17,6 (fase verde)
*Internações a cada 100 mil habitantes: 56,6 (fase amarela)
*Casos a cada 100 mil habitantes: 330,0 (fase amarela)
*Mortes a cada 100 mil habitantes: 9,4 (fase laranja)
*média dos últimos sete dias