
A região de Franca entra para a fase vermelha do Plano São Paulo nesta segunda-feira (25). Apenas atividades consideradas essenciais podem funcionar. Veja abaixo as regras para a fase vermelha:
– Apenas atividades essenciais podem funcionar
– É vedado o consumo de alimentos no local da venda
– Delivery e drive-thru estão liberados
– São atividades essenciais: farmácias, supermercados, padarias, açougues, postos de combustíveis, lavanderias, transporte coletivo, oficinas de veículos, atividades religiosas, hotéis, bancos, óticas, pet shops, assistência técnica para celulares e hospitais
A próxima reclassificação do Plano São Paulo está marcada para o dia 5 de fevereiro, para entrar em vigor em 8 de fevereiro.
Contágio em alta
Dados levantados por pesquisadores da USP, Unesp e Fapesp mostram que a região de Franca está com a maior taxa de retransmissão (Rt) da covid-19 em todo o Estado de São Paulo.
A Rt de Franca neste domingo (24) é de 2,51. Isso significa que 10 pessoas infectadas com o novo coronavírus transmitem a doença para outras 25, trazendo uma explosão de casos.
Para a doença entrar em fase de controle, é necessário que a Rt seja menor que 1. Ou seja, a taxa de Franca é mais que o dobro da ideal. Veja no quadro ao final do texto a Rt de 15 regiões do Estado.
Na última sexta-feira (22), o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB), fez um apelo para a população, alertando que não é possível mais abrir leitos de UTI. “Não sairemos do vermelho se não atingirmos menos de 75% de ocupação (de UTIs). Precisamos diminuir a transmissão. è a única chance que temos”, disse.
