O comércio de rua e os shoppings de Ribeirão Preto vão permanecer mais uma semana fechados devido às medidas para conter o avanço da covid-19. Segundo a Prefeitura, a liberação para o atendimento ao público será apenas no dia 7 de junho.
Como o fechamento do setor ocorreu no dia 27 de maio, ao todo, serão 12 dias sem trabalhar. Vale lembrar que, em 2021, o comércio e os shoppings já tinham fechado entre o começo de março e o dia 18 de abril.
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp), a continuidade das restrições não foi uma surpresa. No entanto, há um temor que os comerciantes não consigam manter em dia a folha de pagamento nesse início de junho.
“A maioria das lojas vai estar fechada ou com muita restrição de atendimento. A gente espera que haja um bom senso do governo municipal no sentido de que o comércio possa trabalhar de forma interna, via delivery e drive-thru”, informou o Sincovarp.
A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) divulgou nota lamentando a situação em relação à pandemia de covid-19. “Mesmo com as empresas e a maior parte da população se esforçando para seguir os protocolos de higiene e distanciamento e por mais que se ampliem leitos e reforce a estrutura de saúde, nada será suficiente se as aglomerações continuarem”, informou a Acirp, através de nota.
“A entidade segue reivindicando mais fiscalização por parte do poder público e pede para que a população denuncie aglomerações no Serviço de Atendimento ao Munícipe, número 156 e na Polícia Militar no número 190”, finaliza a Acirp, através de nota.
ENTENDA ABAIXO O FUNCIONAMENTO DA QUARENTENA:
– Dias 1 e 2 de junho: Seguem em vigor as regras atuais
– De 3 a 6 de junho: Começam as flexibilizações. Reabrem supermercados, óticas, lojas de materiais de construção, parques e feiras livres. O take out também estará liberado no caso dos restaurantes.
– De 7 a 13 de junho: Ribeirão Preto volta a seguir o Plano São Paulo. Nesse período, vai ficar na fase de transição, que permite a retomada de todos os setores com algumas restrições. O transporte coletivo também volta dia 7 de junho.