- Publicidade -
coronavirusRibeirão: Idoso vítima da covid aguarda leito de UTI há 8 dias

Ribeirão: Idoso vítima da covid aguarda leito de UTI há 8 dias

Intubado no Polo Covid, o aposentado Ruy Silva, de 73 anos, também apresenta problema nos rins, segundo filha

- Publicidade -

- Publicidade -
Idoso aguarda leito de UTI Covid em Ribeirão Preto (Foto: Rogério Santana / Divulgação)

Um idoso vítima da covid-19 aguarda por um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) há oito dias, na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Central de Ribeirão Preto, um dos Polos Covid do município.

O aposentado Ruy Gabriel da Silva, de 73 anos, está intubado e precisa ser submetido à diálise por conta de uma disfunção nos rins, segundo a filha May Aparecida Gabriel da Silva, 40.    
 
LEIA MAIS: Covid é responsável por 7 a cada 10 internações em Ribeirão

“Antes de chegar ao Polo Covid, no dia 12 de maio, ele passou um dia na UBDS do Quintino Facci I. Nisso, já fazia uns quatro dias que ele havia testado positivo e foi liberado para casa. Porém, começou a sentir cansaço e perder o paladar e foi transferido ao Polo Covid ainda em bom estado de saúde. Só que, agora, os médicos nos avisaram que meu pai está grave, precisando ser transferido urgentemente, pois os rins não estão respondendo bem ao tratamento”, explicou.

A filha afirmou que o pai chegou a receber as duas doses da vacina contra a covid, sendo a segunda no último dia 7 de maio.

- Publicidade -

“O pior de tudo é saber que ele tomou as duas doses da vacina. Está todo mundo desesperado por não saber o que acontece. Até então, a gente pensou que, tomando as duas doses, a saúde dele não fosse tão prejudicada a ponto de ele correr risco de morte”, disse. 

May teme que o pulmão do aposentado seja ainda mais comprometido por conta da infecção causado pelo novo coronavírus.

“Quando ele estava no Quintino I, fizeram uma tomografia que constatou que ele estava com umas manchas no pulmão. Desde então, a gente não sabe como está essa situação, pois o Polo Covid não faz esse tipo de exame”, afirmou.

“Está sendo bem difícil para todos nós. Meu pai sempre teve uma boa saúde. Quando procurava um posto de saúde, era só por causa de uma leve gripe. Agora, ele está falecendo, praticamente. Nós procuramos vários hospitais, até mesmo particulares, mas sem sucesso”, lamentou.

Outro lado

A Secretaria Municipal da Saúde informou, por meio de nota ao ACidade ON, que o paciente Ruy Gabriel da Silva é o terceiro na priorização de vagas.

Conforme a Saúde, a ordem de transferência segue decisão dos médicos responsáveis pela verificação da disponibilidade de leitos hospitalares.

“Não podemos interferir sem prejudicar as pessoas desta fila. Todos estão aguardando a vaga recebendo o tratamento adequado. A transferência ocorrerá, assim que houver disponibilidade nos hospitais”, disse a nota. 

- Publicidade -
Ricardo Canaveze
Ricardo Canaveze
É repórter no portal ACidade ON Ribeirão Preto. Formado em Jornalismo pelo UNIFAE em 2003, tem uma experiência em editorias como Cotidiano e Polícia. Já atuou em emissoras de rádio no início da carreira na comunicação, a partir da década de 1990, e em jornais impressos como o A Cidade. Está no Grupo EP desde 2007.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -