A cidade de Ribeirão Preto tinha, às 17h desta quarta-feira (17), 442 pacientes internados com covid-19. A maioria deles estava em estado crítico de saúde e havia sido encaminhada para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Pela alta demanda, ACidade ON apurou que o município possuía apenas 15 leitos disponíveis na ala mais reservada até a publicação desta matéria.
O levantamento, feito com base nos dados da plataforma leitoscovid.org, mostra que os hospitais públicos e privados têm capacidade para atender, juntos, 248 casos mais graves da doença simultaneamente. Porém, 233 pessoas já fazem uso das instalações.
Do total, 180 apresentaram dificuldades respiratórias e precisaram ser ligados a balões de oxigênio. Isso significa que 93,95% das UTIs estão ocupadas.
LEIA MAIS
Ribeirão: Em carta, diretores de hospitais apoiam lockdown
HC de Ribeirão amplia número de leitos de UTI Covid
Já nas enfermarias, o mesmo sistema de monitoramento da pandemia aponta que a situação até então mais controladas tem avançado consideravelmente nos últimos dias.
A média mais atualizada é de 87,45% de lotação. Ou seja: das 239 vagas de internação ativas neste setor, distribuídas pelos nove centros médicos capacitados para atender casos de infecção pelo novo coronavírus, 209 estão cheios. Apenas 30 seguem à disposição da população.
Vale lembrar que a plataforma leitoscovid.org analisa apenas dados de Ribeirão Preto e é atualizada praticamente em tempo real. Por isso, alterações podem ser notadas ao longo do dia. Os números aqui apresentados correspondem ao horário de liberação da reportagem.