Ribeirão Preto teve o domingo com a pior taxa de isolamento desde fevereiro. Neste dia 2 de maio, a taxa ficou em 48%, a mais baixa desde o domingo, 28 de fevereiro.
Nesse período, entre as fases vermelha e de emergência do Plano São Paulo e o lockdown, o isolamento chegou a bater 51%.
No entanto, no domingo de reabertura dos shoppings, em 18 de abril, caiu para 50%. Na semana seguinte, em 25 de abril, na reabertura dos restaurantes, caiu para 49%.
Comparação – Neste domingo, 2 de maio, enquanto Ribeirão Preto tinha 48% de isolamento, cidades da região ficaram acima dos 60% (considerado ideal para deter a circulação do coronavírus).
São Joaquim da Barra foi a campeã do Estado de São Paulo com 68%. Em terceiro lugar, veio Bebedouro com 63%, e, em quarto, Batatais com 62%.
Feriado – No sábado (1°), feriado do Dia do Trabalho, o isolamento social em Ribeirão Preto foi de 44%. Abaixo do registrado no feriado de Tiradentes, em 21 de abril, de 48%.
Como funciona
O isolamento social é medido pelas operadoras de celular através do deslocamento dos smartphones. A taxa é divulgada diariamente pelo Governo de São Paulo.