Em dia de atualização das medidas de combate ao novo coronavírus, as UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) de Ribeirão Preto voltaram a acender o sinal de alerta e chegaram, nesta quarta-feira (24), às 14h30, a ter 78,37% da capacidade máxima de lotação atingida.
Ao todo, 282 pessoas com covid-19 estão internadas na cidade – 124 delas apresentaram dificuldades para respirar e estão ligadas a balões de oxigênio.
De acordo com dados da plataforma leitoscovid.org, das 208 vagas de terapia intensiva que o município dispõe, 163 estão ocupadas.
No Polo Covid, por exemplo, admissões mais graves foram suspensas temporariamente pela falta de espaço. Isso porque o SUS (Sistema Único de Saúde) tem condições de atender cinco pacientes contaminados pelo vírus no local e já atingiu a essa cota. A taxa de ocupação individual por lá é de100%.
LEIA MAIS
Governo Doria anuncia toque de recolher no Estado de São Paulo
Multa por desrespeito ao toque de restrições chega a R$ 10 mi
No ritmo atual, Saúde de São Paulo terá colapso em 22 dias
Já nas enfermarias, onde pessoas que também testaram positivo para a covid-19, mas não necessariamente precisam dos cuidados extras proporcionados pelas UTIs, são encaminhados, o índice de lotação é um pouco mais controlado: o mesmo sistema de monitoramento aponta 64,67%.
Dos 184 leitos ativos em Ribeirão Preto, tanto em hospitais públicos, quanto privados, 119 estão em usados.
ACidade ON reforça todos os dias que a plataforma leitoscovid.org é atualizada praticamente em tempo real e pode sofrer alterações. Os números aqui apresentados são oficiais e referentes ao horário de publicação da matéria.