O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse nesta quarta-feira (15), que é esperado o aumento de casos de pessoas infectadas com vírus respiratórios causadores da gripe e, também, da covid-19 nas festas de fim de ano.
LEIA MAIS – Rio de Janeiro tem surto da gripe Influenza; Como se proteger?
Gorinchteyn afirmou que a pasta solicitou ao ministério da Saúde informações sobre o surto que atinge o Rio de Janeiro. Contudo, salientou que os números seguem estabilizados em São Paulo.
“À medida que as pessoas acabam se aglomerando mais e deixando de se utilizar máscaras, principalmente agora pelo advento das festas de final de ano, das comemorações nas empresas, é natural que esses vírus respiratórios possam acabar sendo incrementados”, declarou.
Por isso, ele reforçou a necessidade do uso de máscaras. “Portanto, continuamos insistindo na obrigatoriedade de uso de máscaras em todos os locais”, disse em entrevista coletiva.
Surto no Rio
O Rio de Janeiro vive um surto de gripe causada pelo vírus da Influenza e autoridades de saúde do estado estão em alerta.
A doença que geralmente é mais comum no inverno, disparou principalmente na capital. Em quatro semanas, foram registrados 23 mil casos, informou a Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo especialistas, o surto está associado a baixa cobertura vacinal, agravada durante a pandemia da covid-19.