O Governo de São Paulo manteve o veto aos eventos em pé em atualização das regras para manter a pandemia sob controle. No entanto, a partir de 1° de novembro, vai ocorrer a liberação para esse tipo de evento, segundo previsão dada nesta quarta-feira, 6 de outubro.
Não há ainda um protocolo de controle de capacidade, mas já é certo que apenas pessoas vacinadas terão acesso aos shows e atividade similares a partir do dia 1° de novembro. O uso de máscara, por enquanto, também seque obrigatório, mas está em avaliação (saiba mais clicando aqui).
Lazer, Cultura e Esportes
Em coletiva nesta quarta-feira (6), o Governo de São Paulo também detalhou o protocolo para os setores de lazer, cultura e esportes. Até dia 15 de outubro, o limite de capacidade é de 30%. De 16 a 31 de outubro, a capacidade fica em 50%. A partir de novembro, os locais podem utilizar 100% do espaço.
“Vamos levar em conta os critérios que são fundamentais para a retomada de grandes eventos com controle de público. O primeiro é a vacinação completa ou, pelo menos, a primeira dose e um teste de COVID-19 negativo. A segunda condição é que o uso de máscara continue sendo obrigatório nessas situações”, afirmou Paulo Menezes, coordenador do Comitê Científico.
Para entrada e participação nestes eventos, os estabelecimentos e organizadores deverão exigir um comprovante com esquema vacinal completo, ou seja, duas doses da vacina Coronavac, Astrazeneca e Pfizer ou dose única da Janssen. Também precisarão disponibilizar álcool em gel 70% em locais de fácil acesso ao público.
Quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal, deverá apresentar um comprovante com a primeira dose e um teste negativo para Covid-19 do tipo PCR realizado em até 48 horas antes do ingresso no evento, ou um teste negativo de antígeno realizado nas últimas 24 horas. Também será preciso utilizar máscara de proteção facial durante a permanência no espaço e há a recomendação de distanciamento entre as pessoas.
“Para o setor de eventos é muito importante essa retomada, era uma expectativa que já se tinha de como seria o passo a passo. Essa resolução será publicada pela Saúde em Diário Oficial amanhã”, destacou Patrícia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico.
As orientações para a retomada de grandes eventos com controle de público partiram das análises do Comitê Científico do Governo do Estado, que seguirá monitorando e apoiando a gestão para o combate à pandemia e a retomada segura das atividades socioeconômicas.