- Publicidade -
CotidianoDetonações para abertura do túnel em Ribeirão seguem nesta semana

Detonações para abertura do túnel em Ribeirão seguem nesta semana

As explosões da segunda etapa visam à abertura da via em direção à Presidente Vargas e tiveram início na semana retrasada

- Publicidade -
Prefeitura de Ribeirão segue com detonações em obra do túnel (Foto: Prefeitura / CCS)
Prefeitura de Ribeirão segue com detonações em obra do túnel (Foto: Prefeitura / CCS)

A obra para implantação do túnel entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, na zona Sul de Ribeirão Preto, prossegue nesta semana com a detonação da segunda etapa de explosivos para abertura da rampa de saída Sul.

A primeira etapa de detonação foi realizada em outubro de 2020, para abertura da alça de acesso Norte do túnel, próximo à avenida Independência.

- Publicidade -

As detonações da segunda etapa visam à abertura da via em direção à Presidente Vargas e tiveram início na semana retrasada. As explosões são divididas entre 25 e 26 furos, com uma profundidade média de cinco metros. Cada furo recebe cinco quilos de explosivo, e o processo é simples, com o isolamento do local e a detonação feita em uma única etapa.

Atualmente, também estão sendo feitas as paredes do quinto módulo fechado (chamado de T2), escavação e implantação da rampa de acesso Norte, que começa na rua Bernardino de Campos com a avenida Independência, e galerias de águas pluviais. A obra já possui quatro módulos fechados concluídos (T6, T5, T4 e T3).

“Depois de pronto, o túnel trará melhorias para o fluxo de veículos na região, beneficiando entre sete e nove mil usuários do transporte coletivo e cerca de 5,4 mil veículos que transitam no local”, informou a Prefeitura.

Sobre a Obra

O túnel terá 381 metros de extensão, sendo 178 metros fechados e 203 metros de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e 5 metros de altura, além de 20 módulos (nove totalmente fechados e 11 de acesso).

- Publicidade -

Dentro do túnel haverá iluminação, duas claraboias de ventilação, sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva (com três bombas hidráulicas para retirada da água – duas funcionando e uma de reserva – capazes de bombear 34,6 litros por segundo), caixa de detenção de 300 m³ e passarela de segurança com 1,2 metro de largura.

O acesso ao túnel será pela avenida Independência com a rua Bernardino de Campos, passando por baixo da Praça Salvador Spadoni e terminando na avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme, o que criará um fluxo livre com semáforos apenas na parte externa do túnel.

O custo da obra é de cerca de R$ 30 milhões e a conclusão está prevista para o segundo semestre de 2023.

 

        Ver essa foto no Instagram            Uma publicação compartilhada por acidade on Ribeirão (@acidadeonribeirao) 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -