- Publicidade -
CotidianoCinco dicas para proteger seu pet do barulho nas festas de Ano Novo

Cinco dicas para proteger seu pet do barulho nas festas de Ano Novo

Fogos com barulho estão proibidos no Estado de São Paulo, mas muita gente ainda utiliza os chamados rojões para comemorar a virada do ano

- Publicidade -

Cachorros costumam sofrer com o barulho de rojões (Foto: Pixabay)
Cachorros costumam sofrer com o barulho de rojões (Foto: Pixabay)

A festa de Ano Novo se aproxima e com ela uma preocupação: como proteger o pet dos fogos de artifício com barulho. Embora o uso desses explosivos seja proibido no Estado de São Paulo – estão liberados apenas os fogos com cores – muita gente ainda utiliza os chamados rojões para comemorar a virada do ano.

A situação provoca vários tipos de transtornos e um deles é a fuga de cachorros, que ficam com medo do barulho. “Eles têm ouvidos muito sensíveis, capazes de ouvir timbres inaudíveis para nós, humanos. Se para nós já é barulhento, para eles é um enorme estardalhaço”, explica Dra. Ana Catarina Valle, especialista em medicina veterinária Integrativa. Segundo ela, dependendo da intensidade dos fogos, eles podem causar dor no animal e até mesmo danificar a audição de um filhote. 

- Publicidade -

Veja abaixo cinco dicas da especialista para minimizar os problemas para o seu melhor amigo: 

1 – Fique perto do animal
Deixá-lo sozinho pode aumentar a sensação de insegurança causada pelo barulho. Mantenha-se ao lado dele e, na medida do possível, procure distraí-lo com petiscos e brincadeiras. Mas caso ele demonstre preferir ficar isolado, respeite a necessidade dele.
 
2 – Deixe-o em um ambiente de som mais abafado
Pode ser um quarto, um banheiro mais afastado do burburinho. Ligue uma música clássica ou indicada para relaxamento para que seu pet escute. Isso vai ajudar a acalmá-lo e mudar o foco dos ruídos dos fogos.
 
3 – Procure um veterinário que avalie o uso de homeopatia e florais
Estes medicamentos não possuem contraindicações e podem ajudar a manter os animais mais calmos nestas ocasiões, com o uso preventivo e prolongado antes do período de festas.
 
4 – Utilize protetores auriculares próprios para pets
Existem hoje no mercado protetores auriculares próprios para pet, capazes de reduzir o impacto do barulho. Alguns possuem espumas que absorvem as ondas sonoras, potencializando conforto para o pet. 

5 – Garanta que o pet tenha um abrigo
Para que ele se sinta mais seguro quando estiver com medo, mantenha por perto uma casinha, caminha ou caixa de transporte à qual ele esteja acostumado.  Lembre-se também que a movimentação de pessoas estranhas para lá e para cá em dia de festa também pode contribuir para o estresse e a ansiedade de seu bichinho, portanto isolá-lo do movimento é a melhor opção.

- Publicidade -
Avatar
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -