- Publicidade -
CotidianoCom inscrições abertas, Unicamp usará tecnologia contra fraudes em cotas

Com inscrições abertas, Unicamp usará tecnologia contra fraudes em cotas

Ferramenta de reconhecimento facial vai analisar imagens coletadas durante a realização da segunda fase da prova; Veja também o calendário do Vestibular 2023

- Publicidade -

 

Com inscrições abertas, Unicamp usará tecnologia contra fraudes em cotas – (Foto: Antônio Scarpinetti/SEC Unicamp)

- Publicidade -

 

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) iniciou nesta segunda-feira (1º), o período de inscrições para o Vestibular 2023, que contará com nova tecnologia de reconhecimento facial para evitar fraudes em cotas raciais.   

Batizada de Smart Face, a ferramenta foi desenvolvida pelos profissionais da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) e usará imagens coletadas durante a realização da segunda fase da prova.   

VEJA TAMBÉM  

Gordura que causa celulite é vilã para problemas cardíacos? Entenda 

- Publicidade -

Dois homens são presos após perseguição policial em Ribeirão Preto

O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto explica que a Smart Face não tem caráter excludente e serve como ferramenta de apoio para o trabalho da banca avaliadora.  

Segundo ele, se o reconhecimento facial não identificar as características fenotípicas do candidato, ele é submetido a uma videochamada com a comissão. Ao mesmo tempo, se o sistema reconhecer os traços, a banca não poderá vetá-lo.

“Se ele não quiser essa análise por imagem, pode participar só da videochamada. No entanto, é mais vantajoso optar pela análise de imagem, que não pode ser vetada”, explica. 

Como vai funcionar

As fotos serão coletadas durante as provas da segunda fase, uma vez que o reconhecimento facial passou a substituir o sistema antigo de impressão digital desde o último vestibular da Unicamp.  

Freitas garante que o Smart Face é mais seguro do que outras plataformas online, uma vez que apenas os funcionários da própria universidade têm acesso a ele.

“Esse software foi desenvolvido pelos funcionários da própria Comvest, então o sistema de segurança e os dados não estão disponíveis em nenhuma outra plataforma. As bancas trabalharão exclusivamente dentro da Fuvest”, explica. 

Segundo Freitas, 92% dos candidatos que se autodeclararam pretos e pardos no vestibular do ano passado e compareceram à avaliação da banca foram validados. “O intuito é poder dar mais agilidade ao processo, uma vez que as videochamadas atendem sete pessoas em uma hora. Muitas vezes, o candidato não tem conexão à internet ou está no trabalho”, conclui. 


Calendário Vestibular Unicamp 2023

– Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição: 1/8 a 2/9 (pagamento até 9/9)

– Provas de Habilidades Específicas – Música: 19 a 30/9

– 1ª fase: 6/11/2022

– Divulgação dos aprovados para a 2ª fase: 3/12

– 2ª fase: 11 e 12/12

– Provas de Habilidades Específicas: 4 a 6/1/23

– Divulgação da primeira chamada: 6/2/23

– Matrícula online da primeira chamada: 7, 8 e 9/2/23 

LEIA MAIS – Etanol recua mais de 25% em todo o Brasil e custa em média R$ 4,21

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -