Publicidade

cotidiano

Neste sábado tem "Blue Moon", a segunda lua cheia em março

A Lua cheia de 31 de março é chamada de Blue Moon porque é a segunda Lua cheia dentro de um mesmo mês do calendário

| ACidadeON/Ribeirao -

Mês terá segunda lua cheia
Neste sábado, dia 31, às 9h36, a Lua estará cheia, com 100% do disco lunar iluminado. Será a segunda Lua cheia do mês de março neste ano. A Lua cheia de 31 de março é chamada de Blue Moon porque é a segunda Lua cheia dentro de um mesmo mês do calendário.  

Há duas definições para que uma Lua cheia seja uma Blue Moon. A mais aceita, e mais fácil de entender, é a que define a Lua cheia Blue Moon como a segunda Lua cheia dentro de um mês do calendário. Normalmente temos as quatro fases da Lua ao longo de um mês. A repetição de uma fase ocorre nos meses com 31 dias, mas repetir a Lua cheia dentro de um mesmo mês acontece raramente.  

Por que 2018 é um ano raro?  

A Lua de cheia de 31 de março faz de 2018 um ano raro, pois este é um ano com duas Luas cheias Blue Moon. A primeira Lua cheia Blue Moon foi a do dia 31/1/2018 e a segunda é de 31/3/2018. Isto é realmente especial e só ocorre de três a cinco vezes em um século!

O último ano que teve a situação de dupla Blue Moon foi o de 1999. O próximo ano que terá dois meses com duas Luas cheias, portanto com duas Blue Moon como em 2018, será daqui a 19 anos, em 2037.  

Previsão para a noite de Blue Moon  

Então, limpe a lente da câmera, dos óculos, aprenda a fotografar à noite pelo celular, tablet e mire para céu porque a Lua cheia do sábado, 31 de março de 2018, será muito especial. A Lua cheia Blue Moon é só no sábado, mas nesta sexta-feira, 30 de março, a Lua já estará enorme e maravilhosamente iluminada, quase toda cheia.

Mais notícias


Publicidade