ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Cotidiano

Entidades marcam protesto por demora na abertura da UPA Oeste

A obra se encerrou em dezembro de 2016, ainda na gestão Dárcy Vera, mas após quase um ano e nove meses de gestão Duarte Nogueira, o prédio ainda está fechado

| ACidadeON/Ribeirao

 

UPA do Sumarezinho já foi alvo de várias promessas, mas segue fechada (Foto: Weber Sian/ A Cidade)
Entidades que atuam no bairro Sumarezinho e região, em Ribeirão Preto, agendaram um protesto para esta sexta-feira (14), às 8h30, por causa da demora da prefeitura em abrir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Oeste.

A obra se encerrou em dezembro de 2016, ainda na gestão Dárcy Vera (sem partido), mas após quase um ano e nove meses de gestão Duarte Nogueira (PSDB), o prédio ainda está fechado.

O Conselho Local de Saúde e a Associação de Moradores do Monte Alegre e Alto do Ipiranga afirmam que até 180 mil pessoas estão prejudicadas pela UPA fechada.

"São várias promessas, mas nada acontece. Marcamos o protesto para ver se a prefeitura resolve", disse Crize da Silva, presidente do Conselho de Saúde.

Segundo Crize, as seis Unidades de Saúde da Família que atuam entre as regiões Oeste e Norte vão participar do protesto.

Outro lado

Em nota, a prefeitura informou que está "discutindo juridicamente a viabilidade de convênio com a Universidade de São Paulo (USP) para colocar a UPA Oeste em funcionamento".

A reportagem questionou sobre quais motivos levaram a essa situação, da UPA permanecer fechada mesmo após 1 ano e 9 meses de governo. A resposta da Secretaria Municipal da Saúde foi a mesma citada acima (está discutindo juridicamente a viabilidade de convênio com a USP).

O ACidade ON ainda pediu um posicionamento atualizado sobre as outras duas UPA´s que estão em projeto. Veja o que a prefeitura disse:

UPA Norte: "No caso da UPA Norte, está em fase de elaboração a planilha de custos para abrir o processo de licitação e dar continuidade à obra", informou o Executivo.

UPA Sul: "Como foi informado pelo prefeito Duarte Nogueira, após a última reunião com o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, esta semana, foi reaberto o sistema, exclusivamente para Ribeirão Preto poder refazer a solicitação da UPA Sul. Os documentos estão sendo encaminhados em tempo hábil, concluído o processo, aguardamos aprovação para financiamento pelo Ministério da Saúde", explicou a prefeitura.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook