Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Cotidiano

Ribeirão terá o 1º seminário LGBT voltado para a saúde de idosos

Evento aberto ao público reunirá palestras, intervenções culturais e informações sobre o assunto para pessoas com mais de 60 anos

| ACidadeON/Ribeirao

Centro Cultural Palace (Foto: Weber Sian / A Cidade)
 

Ribeirão Preto receberá na próxima sexta-feira (23) o primeiro seminário LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros) sobre a saúde da melhor idade, a partir de 60 anos. O evento acontecerá no Centro Cultural Palace, das 13h às 18h, e será aberto para a população.  

O organizador da ação e representante do coletivo Dfora, Ale Correia, diz que o projeto foi aprovado em três cidades do Estado: em São Paulo, Monguaguá e, agora, no interior paulista. A expectativa é que ao menos 100 pessoas acompanhem a programação.  

"Escolhemos esse tema justamente por não ser muito falado. Essa população está crescendo cada vez mais e precisa ser qualificada. Para isso, vamos convidar pessoas ligadas a área da saúde e educação, além dos palestrantes", explica.  

A lista de palestras inclui intervenções artísticas, bate-papo com a médica Renta Abduch, responsável pelo Seavidas (Serviço de Atenção à Violência Doméstica e Agressão Sexual) do HC, com a travesti Fernanda Ribeiro Pereira, graduada em artes plásticas na Universidade Federal de Uberlândia e mais.  

Confira a programação completa abaixo:  

13h Abertura e apresentação do seminário
Rogério Oliveira: presidente Casarão Brasil Associação LGBT e Alex Correia: Coletivo Cultural LGBT: Dfora do Armário.
13h15 Intervenção Artística com Richelly Detroit
Artista Transexual, transformista, dubladora e performance. Militante da causa LGBTQI+. Realizado show do eleton Fábulas. Participa em todas as paradas do interior de São Paulo, Mis e Mister Beleza Gay da região 
13h30 Palestra: Entendendo a rede de atendimento de direito da população LGBT na 3ª idade, com Regina Helena Brito de Souza
Co-líder Mulheres do Brasil e vice presidenta e assistente social da ONG Vitória Regia
14h10 Palestra: Visibilidade Trans na 3ª idade, com Agatha Lima
Mulher transexual, presidenta fundadora da ONG ASGATTAS-RP, ex-presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT de SP; conselheira municipal LGBT por três gestões em Ribeirão Preto; conselheira municipal de Saúde e da Cultura na cidade de Ribeirão Preto e membro da Associação Nacional de Travestis e Transexuais.
14h50 Intervalo e Coffe Break
15h10 Intervenção Artística, com Lara Muller
Drag queen que recebeu os títulos de Diva Drag Ribeirão Preto, Top Drag Sertãozinho e Princesa do Maior Bate Cabelo do interior paulista
15h30 Palestra: Cultura e a arte na saúde da 3ª idade LGBT, com Fernanda Ribeiro Pereira
Travesti graduada em artes plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua como professora de Arte pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Mestranda em Educação Sexual pela USP. Atualmente é secretária geral do Instituto Brasileiro Trans de Educação-IBTE e presidente do coletivo Joaquinense de São Joaquim da Barra.
16h Palestra: Um olhar sobre a saúde da pessoa idosa LGBT, com Renata Abduch
Médica responsável pelo Seavidas (Serviço de Atenção à Violência Doméstica e Agressão Sexual) do HC. Especialista em violenta em saúde pela Fiocruz; médica do programa DST/Aids/Hepatites Virais de Ribeirão Preto e Sertãozinho.
16h40 Roda de conversa e deliberações do seminário
18h30 - Encerramento

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook