Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Cotidiano

Estado anuncia ação especial de combate a dengue em Ribeirão

Prefeito Duarte Nogueira, equipes da vigilância epidemiológica e agentes da Saúde municipal e estadual visitarão diversos endereços na cidade

| ACidadeON/Ribeirao

Secretário Estadual de Saúde esteve em Ribeirão para anunciar a campanha (Foto: Weber Sian)
 

As secretarias municipal e estadual de Saúde iniciaram uma ação especial contra a dengue, nesta terça-feira (12), para marcar a Semana de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti em Ribeirão Preto. O projeto tem como objetivo eliminar focos do mosquito com vistorias minuciosas, feitas de casa em casa, em todas as regiões da cidade.  

A medida prevista no Plano Estadual foi anunciada pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) durante a manhã, no Palácio Rio Branco. Ele aproveitou a ocasião para vestir a camisa das equipes de endemias e acompanhar os primeiros endereços, cumpridos na Vila Tibério.  

O representante estadual da pasta, José Henrique Germann Ferreira, também participou da reunião ao lado do coordenador da Defesa Civil de São Paulo, Coronel Walter Nyakas Junior, e do secretário municipal de Saúde, Sandro Scarpelini.  

Germann destacou a necessidade de controlar o número de casos no município, que já ultrapassou a marca de 20 confirmações apenas em fevereiro, mas disse não acreditar em epidemia como a vivida pela população ribeirão-pretana em 2016. Só em janeiro, no entanto, foram 102 ocorrências.  

"Precisamos trabalhar intensamente, principalmente na questão dos criadouros [...]. Temos que estar sempre atentos, porque, ao menor descuido, isso pode piorar. É o nosso papel fazer os moradores entenderem esse perigo, mesmo não sendo um sinal de alarme", explicou.  

São José do Rio Preto e Andradina iniciaram o calendário de arrastões e receberam as autoridades na segunda-feira (11). As rodovias paulistas serão o próximo alvo de limpeza, na quarta-feira (13), com apoio da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).  

Em Ribeirão, a ação conta com a ajuda de equipes da Defesa Civil Municipal, GCM (Guarda Civil Municipal), agentes de saúde, Vigilância Epidemiológica e da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). Além das inspeções, orientações devem ser dadas aos moradores.  

"Cerca de 80% da proliferação do mosquito está no interior das nossas casas. Então, vamos ficar atentos. Recebi representantes das empresas de outdoors, que se comprometeram a disponibilizar os painéis que não estiverem em uso para divulgação da campanha, além dos corretores de imóveis, que vão contatar os proprietários de imóveis fechados. Eles deverão passar pelo menos uma vez por semana nos locais para realizar a limpeza", divulgou o prefeito.  



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook