Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Cotidiano

Ribeirão Preto recebe 7ª edição do Mutirão do Diabetes

Evento gratuito acontece no sábado, dia 9 de novembro, na esplanada do Theatro Pedro II

| ACidadeON/Ribeirao



(Foto: Antoninho Perri/Divulgação)
Levar orientação sobre Retinopatia Diabética (RD) e realizar procedimentos médicos especializados gratuitamente é um dos principais objetivos da 7ª edição do Mutirão do Diabetes, que acontece no sábado, dia 9 de novembro, na esplanada do Theatro Pedro II na Rua Álvares Cabral, n° 370.

A campanha é destinada, principalmente, para pessoas com diagnóstico de diabetes, especialmente as mais carentes, com o objetivo de prevenir as complicações causadas pelo diabetes (cegueira, amputação, insuficiência renal, entre outras). Além da conscientização, serão realizados procedimentos médicos especializados, como avaliação do fundo do olho, exame do pe diabético, avaliação renal e da pressão arterial e cuidados paliativos. Este ano, além do diabetes, o mutirão também terá atendimentos focados em nefrologia, endocrinologia, vascular e saúde da mulher.

Os casos graves que necessitam de laser ou cirurgia serão encaminhados diretamente para a rede pública de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde estará presente fazendo o encaminhamento e agendamento desses casos diretamente. "É um serviço gratuito de educação e orientação para o diagnóstico de diabetes e suas possíveis complicações. Esse ano nossa previsão é atender cerca de 2.000 pessoas", afirma a coordenadora do evento, doutora Francyne Veiga Reis Cyrino.

Ao fim da triagem, todos as pessoas que passarem pelo Mutirão do Olho Diabético e do Diabetes vão receber uma cartilha com orientações sobre retinopatia diabética, cuidados gerais da diabetes e orientações de seguimento. "As senhas para atendimento serão distribuídas das 8 às 12 horas. E uma novidade é que teremos outras especialidades como cardiovascular e endócrino", conta.

O mutirão foi criado em 2012 e já atendeu mais de 3 mil pessoas de toda região metropolitana de Ribeirão. Com a presença de 20 médicos especialistas e, aproximadamente, 50 estudantes de medicina e enfermagem, a meta é atender 2 mil pessoas esse ano para fazer a triagem de retinopatia diabética. No ano passado, 1.330 pessoas realizaram testes de glicemia e pressão e 330 diabéticas passaram pelo Circuito com consultas, exames e orientações. 
 

Quais exames posso fazer no Mutirão?

- Exame de pré-diabetes (triagem)

- Teste de glicemia

- Aferir a pressão arterial

- Exame de fundo de olho

- Exame de pé diabético

- Avaliações em nefrologia e nutrição

- Orientações farmacêuticas, físicas e de cuidados paliativos

- Saúde da mulher


SERVIÇO
Mutirão do Diabetes

Quando: No dia 9 de novembro (sábado), das 8h às 12 horas
Onde: Esplanada do Theatro Pedro II - Rua Álvares Cabral, n° 370
Atendimento gratuito

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON