Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Cotidiano

Campanha fará testes de HIV no Centro de Ribeirão neste sábado

Os testes gratuitos poderão ser realizados entre às 9h e às 13h, na Praça XV de Novembro, em Ribeirão Preto

| ACidadeON/Ribeirao

Os testes serão feitos gratuitamente (Foto: Márcio Ferreira/Ag. Pará/FotosPúblicas)
 
A campanha "Fique Sabendo", que tem como objetivo estimular a população a realizar o teste de Aids e Sífilis, promove neste sábado (30), das 9h às 13h, na praça XI de Novembro, no Centro de Ribeirão Preto, testes rápidos gratuitos para o diagnóstico das doenças.  

Além da testagem, será oferecido orientação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV, sobre Profilaxia Pós-exposição ao HIV (PEP), Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PREP) e distribuição de insumos de prevenção, como preservativos femininos, masculinos e gel lubrificante.  

A Campanha "Fique Sabendo", que vai até dia 6 de dezembro, é realizada anualmente em todo o Estado de São Paulo, especialmente para pessoas com vida sexual ativa, que nunca realizaram esses testes na vida ou que pertencem aos grupos mais atingidos por essas doenças.  

Em Ribeirão Preto, a coordenadora do programa Municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde, Lis Neves, explica que o acesso ao diagnóstico precoce do HIV melhorou.  

Ela aponta que houve queda de 70% na taxa de incidência de Aids nos últimos 10 anos, mesmo com o aumento de 28% na taxa de detecção de HIV, considerando ambos os sexos e todas as idades.  

"Entretanto, causa preocupação o fato de que, entre homens jovens de 20 a 24 anos, a taxa de detecção de HIV aumentou 1.029% no mesmo período, com concentração entre homens que fazem sexo com outros homens", alerta a enfermeira.



Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON