Aguarde...

Cotidiano

Mulher com aneurisma aguarda leito de UTI há 6 dias

Filha diz que ouviu dos próprios médicos da UBDS Central de Ribeirão Preto "que é preciso esperar alguém morrer para liberar uma vaga"

| ACidadeON/Ribeirao

UBDS Central, localizada na avenida Jerônimo Gonçalves
 
NOTÍCIA ATUALIZADA ÀS 15H19 DESTA QUINTA-FEIRA (23)  


Internada na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Central de Ribeirão Preto, localizada na avenida Jerônimo Gonçalves, Rosana Antonio de Morais, de 55 anos, aguarda por um leito de UTI neurológico há seis dias e ainda não teve o encaminhamento aprovado.  


Esta é a segunda denúncia de falta de atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) apenas nesta quinta-feira (23). A primeira foi publicada pelo ACidade ON ainda no período da manhã: uma idosa de 87 anos com AVC está aguardando leito há uma semana.  

A situação é tão desesperadora que os familiares de Rosana pretendem registrar um boletim de ocorrência.   

Carolina de Morais, filha de Rosana, diz que a paciente teve um aneurisma rompido na semana passada e precisou ser socorrida à UBDS.  

Ela foi entubada e continua sem a assistência necessária para tratar o quadro. "Estamos lutando para conseguir transferi-la, mas já ouvi dos próprios médicos que preciso esperar alguém morrer para liberar uma vaga. Isso porque todos os polos estão lotados. Enquanto isso, minha mãe está exposta a covid-19 e sem o tratamento necessário", desabafa. 


Secretaria Municipal de Saúde  

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os hospitais prestadores de serviços precisaram se reorganizar por causa da pandemia da covid-19, mas não confirmou a falta de leitos disponíveis. 

"A paciente inspira cuidados, mas se encontra estável, recebendo todos os cuidados necessários condizentes ao seu caso e aguarda regulação. A unidade de Saúde dispõe de todo o suporte necessário para o tratamento e manutenção da paciente", informou, via assessoria de imprensa. 

A data em que Rosana será transferida, no entanto, não foi divulgada.

Mais do ACidade ON