Aguarde...

Cotidiano

SP: Ribeirão é a que mais cresce entre as cidades populosas

Veja na coluna do professor Vicente Golfeto o crescimento da população de Ribeirão Preto no comparativo com outras 20 cidades paulistas

| ACidadeON/Ribeirao

Professor Vicente Golfeto (Foto: Weber Sian / ACidade ON)

Em 1872, o Brasil, por determinação do imperador Pedro II, conheceu seu primeiro censo demográfico que depois, a partir de 1880, passou a ser realizado decenalmente. No corrente ano, por diversas razões, inclusive por falta de recursos orçamentários, interrompeu-se esta mais que centenária série histórica. Intercalados nos censos decenais, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realiza estimativas anuais, todas referenciadas no dia primeiro de julho de cada ano. 

Entrando diretamente no assunto de hoje, vamos comparar o ativo demográfico dos vinte e um municípios mais populosos do estado de São Paulo em 2012, com o ativo demográfico dos mesmos municípios em 2020. O quadro abaixo mostra esses números inclusive oferecendo comparação com variação percentual da população de cada município, com a média dos vinte e um municípios, somados. 
 


 
A partir daí, podemos ver que Ribeirão Preto e Franca são os dois únicos municípios do nordeste paulista que se situam entre os vinte e um mais populosos do estado de São Paulo. Eles apesentam expansão demográfica diferente um do outro. Mas ambos ficam acima da média de 9,36% de todos os vinte e um elencados. Ribeirão Preto, o primeiro no ranking, em 2012 era o 8° colocado em termos absolutos. Passou para a sétima posição em 2020 enquanto Franca manteve-se, nos dois exercícios, em 18° lugar.

Mais do ACidade ON