Aguarde...

Cotidiano

Ribeirão tem a maior expansão populacional em São Paulo

Comparativo é feito entre os 21 municípios mais populosos; Confira o levantamento do professor Vicente Golfeto

| ACidadeON/Ribeirao

 

Professor Vicente Golfeto (Foto: Weber Sian / ACidade ON)

A dinâmica demográfica dos municípios tem, como se sabe, razões próprias e, às vezes, únicas. Através de números baseados em estimativas populacionais calculadas, ano-a-ano pelo IBGE, podemos notar que, dos vinte e um municípios mais populosos em 2012, três não estiveram presentes nas estimativas de 2020.  

São eles: Jacareí e Taubaté - ambos localizados no vale do rio Paraíba - e Limeira, da região de Campinas. No lugar destes municípios, surgiram dentre os vinte e um com mais habitantes, Itaquaquecetuba e Carapicuíba - ambos na grande São Paulo - e São Vicente, na baixada santista. 
 

Para prosseguirmos na análise das referidas razões da dinâmica demográfica, colocamos em duas colunas paralelas os três municípios que passaram a ser incluídos dentre os vinte e um mais populosos em 2020, a população deles em 2012. Assim, podemos ver que Itaquaquecetuba apresenta maior expansão populacional não apenas entre os três municípios citados mas até entre os três que mais crescem dentre os vinte e um. Está, portanto, logo atrás de Ribeirão Preto e de Sorocaba. 

São Vicente e Carapicuíba, como se vê, estão com menor celeridade demográfica do que Itaquaquecetuba. Assim, pretendemos identificar as razões do maior crescimento demográfico de cada região do estado de São Paulo chegando até, se possível, à realidade de cada município. 

Voltaremos ao assunto.

Mais do ACidade ON