Aguarde...

Cotidiano

Veja as novas regras gerais da quarentena em Ribeirão Preto

Academias vão abrir? E qual o horário de funcionamento dos supermercados? Confira

| ACidadeON/Ribeirao

Supermercados em tempos de coronavírus (Foto: Divulgação)
 

Válidas a partir das 0h deste sábado (6), as novas regras de controle da pandemia, criadas pela Prefeitura de Ribeirão Preto, foram divulgadas nesta sexta-feira (5) e trazem mudanças significativas no dia a dia até 19 de março, quando vigora a fase vermelha. Confira abaixo:

Serviços emergenciais 

Farmácias, serviços de Saúde, emergência de Saúde animal, postos de combustíveis e serviços de segurança serão permitidos de segunda a domingo, 24 horas por dia. 

Mercados 

Hipermercados, supermercados, lojas de conveniência, lojas de materiais de construção, pet shop e similares também podem funcionar de segunda a domingo, das 6h às 20h, com uso obrigatório de máscara. 

A orientação é que a capacidade de lotação seja limitada a 60% ou a uma pessoa a cada 10 metros quadrados de área de venda útil. É preciso, ainda, respeitar o distanciamento social de 1,50 metro por pessoa. 

Escolas 

Na rede municipal, aulas remotas serão ministradas a partir de 8 de março. Já nas redes estadual e particular, o funcionamento será orientado pelo Governo do Estado de São Paulo. 

Shopping Center 

Não é permitido atendimento presencial, apenas os serviços de delivery e drive thru poderão funcionar. Ainda assim, o horário de atendimento à distância é limitado até as 20h. 

O fechamento total é obrigatório aos sábados e domingos. 

Comércio em geral 

Segue as mesmas regras dos shoppings, com liberação de delivery e drive thru. 

Serviços 

No caso de empresas, não é permitido atendimento ao público, apenas serviços internos e com funcionamento limitado a 40% dos funcionários. 

O horário de funcionamento é limitado até as 18h e o fechamento passa a ser obrigatório aos sábados e domingos. 

Restaurantes e similares 

Não é permitido atendimento presencial, apenas os serviços de delivery, drive thru e take out (com pedido agendado). Estes dois últimos são limitados até as 20h. Já os serviços de delivery poderão ser estendidos até as 23h. 

Foods Trucks 

Permitido apenas os serviços de delivery até as 23h. 

Salões de beleza, estética e barbearias 

Será permitido o atendimento presencial mediante agendamento prévio de segunda a sexta, das 6h às 20h. Aos finais de semana, o fechamento também é obrigatório. 

Academia de esporte e centro de ginástica 

Neste caso, apenas atividades individuais serão permitidas, novamente mediante agendamento prévio, com horários entre às 6h e às 20h. Fechado aos sábados e domingo. 

Esportes coletivos 

Atividades em quadras esportivas e campos de futebol estão proibidas. 

Piscina 

Permitidas apenas as atividades em piscinas com raias, respeitando o distanciamento social entre os atletas e ou alunos. 

Parques Municipais 

Os parques municipais ficarão abertos de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h, e fechados aos finais de semana. Mesmo assim, apenas atividades individuais podem ser executadas. 

Atividades religiosas 

Capacidade limitada a 30%, com funcionamento permitindo de segunda a domingo e com celebrações das 8h às 20h - horário limite de encerramento. 

Estacionamento e lava-rápido 

Estes podem funcionar durante a semana, até as 20h, e deverão fechar as portas aos sábados e domingos.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON