Publicidade

cotidiano

Como aprender sobre investimentos via streaming

É possível aprender muito sobre investimento e economia assistindo alguns filmes e seriados: A Grande Aposta (2015), O Lobo de Wall Street (2014) e Wall Street - Poder e Cobiça (1987)

| ACidadeON/Ribeirao -


Eliseu Hernandez D
Eliseu Hernandez D'Oliveira, assessor de investimento da Blue3 (Foto: Weber Sian / ACidade ON
Muitos brasileiros ainda acham que o mercado financeiro é um filme de ficção, que existe só em uma realidade paralela. A polêmica do touro "de ouro" no centro de São Paulo dominou as pautas nas últimas semanas e aproximou o tema do dia a dia do brasileiro, que nas redes sociais elegeu o touro como o símbolo da desigualdade. Aproveitando que o assunto está em destaque, resolvi dar uma dica que pode servir como entretenimento, mas também como aprendizado sobre o mundo dos investimentos, sem entrar em polêmicas.

Assistir a um filme pode ajudar uma pessoa de várias maneiras. Os filmes são uma boa forma de as pessoas se divertirem. Eles também desempenham um papel importante em ajudar as pessoas a aprender coisas novas. Podem ser assistidos em uma sala de cinema, comprando-os online ou em plataformas de filmes como a Netflix ou o Prime Video.

Em vez de iniciar lendo o Investidor inteligente do Benjamin Graham, talvez seja mais fácil começar a se inteirar do mercado financeiro com algo mais simples. É possível aprender muito sobre investimento e economia simplesmente assistindo alguns filmes e seriados.

Vários textos como esse citam A Grande Aposta (2015), O Lobo de Wall Street (2014) e Wall Street - Poder e Cobiça (1987). São excelentes filmes e recomendo assistir, caso já não tenha feito, e assistir novamente, em caso positivo. Porém, gostaria de falar de outros que geralmente ficam fora do radar.

1.Freakonomics (2010)
Uma coleção interessante de documentários filmados que exploram a natureza humana e como explicamos o mundo que nos rodeia. É baseado no livro de 2005 Freakonomics: O Lado Oculto e Inesperado de Tudo que nos Afeta, do economista Steven D. Levitt e do escritor Stephen J. Dubner. Entre os assuntos incluídos, estão o papel que o nome de uma pessoa tem para seu sucesso na vida e por que há tanta trapaça em esportes de honra como a luta de sumô. A ideia de aplicar princípios econômicos às mais variadas situações da vida cotidiana.

2.A Fraude (1999)
É a história do operador de mercados futuros Nick Leeson (interpretado por Ewan McGregor), que sozinho causou o colapso do Barings Bank na Grã-Bretanha em 1995, fazendo negociações especulativas e escondendo os prejuízos na conta "88888". As grandes apostas de investimento da Leeson no mercado de derivativos, juntamente com a falta de supervisão da administração, um ambiente regulatório deficiente e o evento imprevisto do terremoto de Kobe, levaram Leeson a perder US $ 1,3 bilhão e, por fim, à falência do Barings.

3.Money for Nothing (2013)
Este documentário é um curso introdutório de economia e investimentos. O foco está no que aconteceu para causar a crise financeira de 2008 e a Grande Recessão. É um dos poucos (ou único) filme a levar os espectadores para dentro do Fed (banco central americano) e revelar o impacto das políticas monetárias em nossas vidas. As pessoas sabem muito pouco sobre a mais poderosa instituição financeira do mundo.

4.A Blockchain e Nós (2017)
O conceito de blockchain não é muito intuitivo. Mesmo assim, muitas pessoas acreditam que é uma virada de jogo. Apesar de seu início misterioso, o blockchain pode ser o avião de nosso tempo. Esse documentário deliberadamente coloca mais perguntas do que respostas. Porém, ajuda a compreender o que essa tecnologia é capaz de mudar no nosso mundo.

É claro que tem muitos outros filmes, seriados e documentários sobre economia, investimentos e empreendedorismo. Esses são só alguns que gosto e acho intuitivos. Qual a sua opinião?
 
(O que é Streaming? Tecnologia de transmissão de dados pela internet, principalmente vídeo, sem a necessidade de baixar o conteúdo - Netflix, Prime Video, etc.)

Mais notícias


Publicidade