Alunos da FEA de Ribeirão Preto lançam programa de aceleração de startups

Objetivo é capacitar os empreendedores universitários e conectar as startups com empresas

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Micaela Lepera
Mastrangelo Reino / A Cidade
Núcleo de Empreendedores é formado por cerca de 30 alunos (foto: Mastrangelo Reino / A Cidade)

 

O Núcleo de Empreendedores da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto) lança nesta quinta-feira (7) o StartYou - Laboratório de Startups, programa gratuito de aceleração de startups universitárias.

"Percebemos que os universitários e as empresas estão muito longe uns dos outros. Muitas empresas nem sabem da existência de determinadas tecnologias desenvolvidas na universidade e muitas tecnologias que saem da universidade não estão preparadas para entrar no mercado", observa o estudante de Administração Pedro Henrique do Nascimento Alves, 20 anos.

Para capacitar os empreendedores universitários e conectar as startups com empresas potencialmente parceiras, o Núcleo de Empreendedores, formado por cerca de 30 alunos, pretende ensinar conceitos como gerenciamento de projetos, finanças, noções básicas de propriedade intelectual, marketing, vendas e análise de mercado e técnicas de linguagem e comunicação com a ajuda de 40 professores e profissionais especialistas em empreendedorismo. O processo terá duração de aproximadamente 6 meses.

"O objetivo é inspirar e capacitar agentes de mudanças em Ribeirão Preto e região por meio do empreendedorismo, porque vemos que faltam teorias de empreendedorismo e hands-on [mão na massa] na faculdade", afirma Pedro Henrique.

Interesse

O estudante de Economia André Caetano Luna, 23 anos, tem interesse em participar do projeto. "Eu e mais cinco amigos estamos formando uma startup. Queremos criar uma plataforma que conecte demandantes e prestadores de serviço, mas estávamos tendo algumas dificuldades, principalmente na gestão da equipe", conta.

Segundo André, o StartYou vai funcionar como uma consultoria. "A FEA tem um currículo um pouco antigo e quando pesquisamos na internet, caímos em um mundo de informação que a gente não consegue filtrar. O programa vai nos ensinar o que precisamos aprender", comenta.

Qualquer startup universitária – de faculdades públicas e particulares – pode se inscrever. "Pelo menos um membro da equipe tem que ser universitário, seja graduando ou pós-graduando. Vamos fazer um processo seletivo a cada dois meses e avaliar o interesse em empreender", diz Pedro Henrique.

Como participar

Os interessados em participar do projeto devem enviar um e-mail para nucleodeempreendedoresfearp@gmail.com ou se dirigir à rua das Paineiras, casa 9, sala 15, no campus USP (Universidade de São Paulo), na avenida Bandeirantes, 3900, no bairro Monte Alegre, zona Oeste de Ribeirão. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

O lançamento do StartYou ocorre das 17h às 19h na sala 3 do bloco B2 da FEA, no campus da USP (Universidade de São Paulo). O programa conta com o apoio da Agência USP de Inovação, do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto e do Empreendi na Rede.


1 Comentário(s)

Comentário

LUIZ ARTHUR

Publicado:

Muito boa a ideia. Muitos universitários com ótimas ideias tem dificuldade para desenvolvê-las. Acredito que criarão um grande diferencial em sua trajetória!