Franquias são opção para entrar no mercado em Ribeirão Preto

Especialistas, porém, alertam: a dedicação é essencial

    • ACidade ON
    • Gabriela Virdes

Em tempos de crise, as franquias surgem como solução para quem quer empreender. Isso porque elas são vistas como negócios menos arriscados, por serem modelos já testados. Mas, esse modelo de negócios também exige dedicação e planejamento.

LEIA TAMBÉM

Sucesso alcançado com planejamento e dedicação

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ribeirão Preto registrou um aumento de 5,3% nas unidades de franquias em 2015 com relação ao ano anterior, sendo 588 unidades frente as 558 de 2014.

O franqueado da Pizza Hut, Fabrício Brito, inaugurou em junho a loja da marca na cidade. Segundo ele, a escolha pela franquia deve-se ao formato de negócio padronizado, que já tem a aprovação do mercado. “Já a escolha da marca foi por ser reconhecida mundialmente”, afirma.

Arte / A Cidade

 

Esse foi o mesmo motivo que levou o franqueado da L’occitane, Andy Chen, juntamente com a esposa Gleni Chen, a abrirem dois quiosques da marca em shoppings de Ribeirão. “A escolha da franquia veio do fato da minha esposa já ter trabalhado com cosmético e de saber que a marca tem qualidade e é reconhecida mundialmente”, diz.

Para o especialista em marketing de relacionamento Rodrigo Nunes, a escolha por franquia pode ser mais vantajosa por ser um modelo já testado e comprovado.

“O empreendedor tem mais segurança por ter os números da franquia ao qual ele pretende colocar o seu dinheiro, o prazo de retorno e, principalmente, pelo suporte e treinamento que o franqueador irá lhe dar”, afirma. “Isso faz com que minimize o risco do investidor, o que é melhor para quem nunca empreendeu antes”, completa.

Weber Sian / A Cidade
"Antes de adquirir a franquia, o empresário precisa ter certeza de que terá tempo para cuidar dela e assim, ter o sucesso almejado", diz Andy Chen, franqueado da L'occitane (Foto: Weber Sian / A Cidade)

 

Dedicação

Segundo o diretor geral do Bob’s, Marcello Farrel, as franquias podem ser consideradas um investimento mais seguro e com maior potencial de retorno. “Especialmente quando o investimento é feito em franquias consagradas, que têm mais tempo de atuação e no qual o modelo de negócios já está provado”, reforça.

Para Farrel, para ter sucesso, é preciso dedicação, foco em resultados, iniciativa, transparência e parceria com o franqueador. “O segmento de franquias oferece oportunidades para aqueles que se empenham e buscam sempre o melhor para o seu negócio”, conclui. 

Arte / A Cidade

 

Planejamento ainda é fator essencial 

Antes de optar por uma franquia é preciso tomar alguns cuidados. Marcelo Farrel diz que antes de qualquer investimento, o empreendedor deve ter certeza do que está buscando.

“As pessoas imaginam erroneamente que ao abrir uma franquia poderão trabalhar menos e deixar o negócio na mão de gerentes. Isso não funciona. Uma franquia exige dedicação integral, pois o resultado não cairá do céu”, afirma.

Para ele, é fundamental que o candidato a franqueado escolha um segmento de negócio e uma marca com os quais tenha afinidade e que requeiram um nível de investimento compatível com os seus recursos.

Rodrigo Nunes frisa que o empreendedor precisa se dedicar para não se frustrar com o modelo. “Como qualquer outro negócio, não é porque se trata de uma franquia que não existe o risco do negócio dar errado”, finaliza.

Divulgação
Fabrício Brito, franqueado da Pizza Hut, inaugurou unidade da marca em Ribeirão (Foto: Divulgação)

 

Em busca de um porto seguro para investir

A crise fechou postos de trabalho. E isso aumentou o número de pessoas interessadas em abrir uma franquia, utilizando o dinheiro da rescisão.

O diretor de microfranquias da ABF, José Rubens, diz que percebeu essa tendência, principalmente em microfranquias, pelo baixo risco. “E o custo de algumas marcas é um atrativo, pois é possível encontrar franquias a partir de R$ 5 mil. Sendo uma boa opção para investir o dinheiro da rescisão”, comenta.

Para Marcello Farrel, o modelo de franquias para quem quer entrar no mercado representa a “busca de um porto seguro para os investimentos."


2 Comentário(s)

Comentário

anelisa luca

Publicado:

Busco pessoas interessadas em abrir sorveteria em Ribeirao Preto com marca de sorvetes artesanais em expansão. Os interessados por favor entrar em contato com o telefone 16 3042 4303.

Comentário

carlos alberto tofano

Publicado:

Boa tarde, gostaria de orientações para abrir franquia até R$ 500.000 em Ribeirão preto 9marca consagrada)