Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Cotidiano

Veja receita de panetone de chocolate decorado para o Natal

Novas versões imprimem personalidade ao tradicional doce de Natal, tornado-o ainda mais atraente ao paladar

| ACidadeON/Araraquara

ACidade ON - Araraquara
Que tal apostar em um panetone com formato e montagem de bolo ao invés do comum ou trufado com recheio no centro? (Mastrangelo Reino/ACidade)


Como tudo na gastronomia, o tradicional panetone de Natal também ganha, a cada ano, novas versões e releituras, deixando essa receita tão típica da festa ainda mais atraente e saborosa. “Desde sabores salgados que antigamente não víamos até os trufados com inúmeros recheios e decorações: são mudanças e adaptações para não cair na mesmice. Trazer produtos diferentes para encantar os olhos e o paladar  é o que motiva novas criações”, comenta a chef confeiteira Marina Magalhães, da Marina Magalhães Doces.

“É muito interessante fazer receitas tradicionais como o panetone, mas imprimir com sua marca, dando um toque atual e moderno”, opina a confeiteira Isabela Lepera, da Cupcakes by Isa. Mas se o tradicional e velho panetone de frutas cristalizadas ainda tem e sempre terá seu espaço à mesa para quem gosta de algo novo não faltam opções.

Primeiro, foram os chocotones, depois os panetones recheados...Agora é a vez dos panetones de doces famosos (como língua de gato), minipanetones e “driptones” bem ao estilo dos recentes dripcakes – versões em que a aparência e a decoração convidam à degustação e os enriquecem como presentes de Natal.

Minis e ‘driptone’
Que tal apostar em um panetone com formato e montagem de bolo ao invés do comum ou trufado com recheio no centro? “A ideia é mudar um pouco, executando a montagem como se fosse bolo, recheando o panetone em camadas e não apenas no meio. E investir no acabamento decorado dos recentes dripcakes, como um driptone”, sugere Marina.

Como Isabela aposta na linha “finger food” (para comer com as mãos), para o Natal ela sugere os minipanetones com recheios e coberturas mais consistentes. “Tem muito recheio, mas nada que seja enjoativo ou difícil de comer”, diz.

Panetone de chocolate
Ingredientes da massa
• 3 ovos (grandes)
• 250g de açúcar refinado
• 30g de manteiga sem sal
• 250 ml de leite morno
• 1 pitada de sal
• 50g de fermento biológico
• 20ml de essência de panetone (opcional)
• 1kg de farinha de trigo peneirada
• 500g de chocolate forneável em gotas
• Gemas para pincelar

Preparo
Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, a manteiga, o leite, o sal, o fermento e a essência por 30 segundos. Em outro recipiente, coloque a farinha peneirada, abra um furo no centro e acrescente os ingredientes batidos. Amasse bem até que a massa se solte das mãos. Em seguida, adicione o chocolate em gotas. Distribua a massa em formas de panetone até a metade apenas. Deixe crescer até dobrar de volume. Faça um corte em x em cima da massa, pincele gemas batidas e leve para assar em forno médio até dourar.

Decorações e montagens
Panetone BrülÉe
Corte o panetone em 3 fatias e recheie com um brigadeiro branco ou doce de leite. Cubra com o brigadeiro num ponto mais mole, salpique açúcar cristal e queime com o maçarico.

Panetone driptone
Corte o panetone em 3 fatias e recheie com um recheio de sua preferência. Decore com glacê ou ganache colorido e faça o efeito drip com uma calda mais fluida. Abuse na criatividade para os enfeites e confeitos para dar acabamento.

Mastrangelo Reino / A Cidade
Isabela Lepera, do Cupcakes by Isa (foto: Mastrangelo Reino / A Cidade)

 

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Mais do ACidade ON