Morcego com raiva assusta moradores do Palma Travassos e Jardim Paulista

Agentes de saúde fizeram bloqueio pelos bairros distribuindo panfletos e prestando esclarecimentos

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Wesley Alcântara
Cparks/Pixabay
Agentes distribuem informações sobre raiva e morcegos (Cparks/Pixabay)

 

*** ATUALIZADA ÀS 11h16

Moradores de dois bairros de Ribeirão Preto – Palma Travassos e Jardim Paulista, zona Leste da cidade – estão assustados com o aparecimento de um morcego com o vírus da raiva. O animal foi encontrado em uma casa próximo à avenida Plínio de Castro Prado. Agentes de saúde fizeram nesta segunda-feira (3) um bloqueio pelos dois bairros fazendo a distribuição de panfletos com orientações para a população.

A dona de casa Lourdes Guimarães Ferro diz estar preocupada com a situação. “Tenho dois gatos e um cachorro. E, apesar deles estarem vacinados, não tenho informações sobre como proceder, se existe algum risco”, conta. A preocupação de dona Lourdes é que, no último mês, ela encontrou pelo menos dois morcegos mortos no quintal da residência onde mora. “Foi meu marido que catou e jogou no lixo.”

Já Samanta Pimenta Sampaio, proprietária de uma clínica veterinária, afirma que a preocupação existe porque há risco para os animais e seres humanos. “Eu já precisei ser submetida a um tratamento após ter contato com um morcego. Ele foi tentar atacar os meus cachorros, quando, ao dar o rasante, urinou no meu rosto. Como a urina caiu no meu olho, tive que fazer um tratamento”, relembra.


Orientações

No panfleto distribuído nesta segunda-feira (3), consta a confirmação que foi encontrado um morcego com o vírus da raiva no bairro e com algumas orientações. “Caso encontre um morcego caído no chão (morto ou vivo), não mate, não coloque as mãos no animal, não o jogue fora, cubra-o com um balde ou uma caixa de papelão e ligue para a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde solicitando seu recolhimento”, consta no panfleto.

Dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde referentes ao primeiro quadrimestre deste ano foram aplicadas 788 vacinas antirrábicas.

Questionada pelo ACidade ON sobre o morcego com vírus da raiva encontrado no Jardim Palma Travassos, a prefeitura não prestou mais esclarecimentos a respeito.


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.