- Publicidade -
CotidianoProjeto de Ribeirão Preto recebe prêmio da TV Globo em iniciativa sobre educação

Projeto de Ribeirão Preto recebe prêmio da TV Globo em iniciativa sobre educação

‘Salvaguarda’ e outras cinco iniciativas ganharam R$ 200 mil cada pelo Movimento LED; ‘Trouxe esperança’, diz idealizador do programa que auxilia estudantes da rede pública

- Publicidade -

 

O projeto Salvaguarda, criado há sete anos em Ribeirão Preto, é uma das seis iniciativas premiadas pelo Movimento LED – Luz na Educação, idealizado pela TV Globo e pela Fundação Roberto Marinho. 

- Publicidade -

Os ganhadores foram anunciados no Especial LED, exibido pela emissora na noite de quarta-feira (26). Cada projeto vencedor recebeu R$ 200 mil. 

LEIA MAIS

Compras e pagamentos com Pix batem recorde em março; Veja os números

Operação da Corregedoria prende policiais militares em Ribeirão Preto e região

O Salvaguarda, considerado o maior programa social de auxílio para jovens da rede pública no país, atualmente conta com 1,5 mil voluntários e foi premiado na categoria Estudante. (veja abaixo ganhadores)

- Publicidade -

Ao todo, nove iniciativas participaram da etapa final, que teve como jurados a atriz Taís Araújo, o jornalista Pedro Bial, o ator Marcelo Adnet e as especialistas em educação Wesla Monteiro e Katia Smole. 

“Quero usar [o prêmio] como um impulsionador, para colocar o Salvaguarda em um terreno sustentável. Para que, de fato, gere uma possibilidade de alcançar milhões de estudantes”, afirmou o idealizador do Salvaguarda, Vinícius de Andrade, ao acidade on.

O início

Vinícius tem 28 anos, mora na zona Norte de Ribeirão Preto e está no último ano do curso de Economia da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo). 

À reportagem, o estudante disse que idealizou o projeto em 2016, quando ingressou na faculdade e notou o contraste entre o bairro em que mora e o ambiente universitário

“Começou quando eu quis entender, especialmente naquela época, sobre os poucos estudantes que eram oriundos de escola pública. Fui entendendo que aquilo que afasta esses estudantes da universidade é a falta de informação”, pontou. 

O Salvaguarda alcançou nível nacional no início da pandemia. Atualmente, realiza ações que vão desde a correção de redação até orientação a vestibulandos

Em 2022, quando a premiação aconteceu pela primeira vez, o jovem chegou a inscrever o projeto, mas acabou parando na segunda fase. Nesse ano, até alcançar a decisão, foi auxiliado pelos padrinhos Tiago Abravanel e Evelyn Castro.

“Chegar à final me trouxe esperança, pois me trouxe um valor que, dificilmente, eu levantaria sozinho. Penso que a Globo fez uma ação muito bacana, de criar uma vertente na área social que é só sobre educação”, concluiu Andrade.

Veja relação de ganhadores do Movimento LED 2023 por categoria:

Estudantes

  • Salvaguarda
  • Jovens Líderes pela Paz
     

Educação

  • Prática de campo: Sonhos e Possibilidades
  • Educação Antirracista
     

Empreendedores/organizações

  • Educar Nestante
  • Instituto Recomeçar
     

VEJA TAMBÉM

Beneficiários do NIS com final 9 recebem novo Bolsa Família hoje

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -