Transerp libera táxis e ambulâncias em corredores de ônibus Transerp libera táxis e ambulâncias em corredores de ônibus

Transerp libera táxis e ambulâncias em corredores de ônibus

Resolução foi publicada nesta terça-feira (17) no Diário Oficial do Município e nova regra começa a valer a partir de 23 de maio


Corredor de ônibus da Avenida Independência - Foto: Naiana Kennedy/CBN Ribeirão

Os táxis, ambulâncias e outros veículos de urgências e emergências poderão circular nos corredores de ônibus de Ribeirão Preto, de acordo com nova resolução publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (17). A nova regra, no entanto, passa a valer a partir de segunda-feira (23).  

VEJA TAMBÉM - Onda frio: Veja telefones para ajudar pessoas em situação de rua

Segundo a Transerp, empresa que gerência o trânsito de Ribeirão Preto, os táxis poderão circular nos corredores desde que estejam com passageiros. O embarque e desembarque de passageiros nas estações só será permitida para veículos do transporte coletivo urbano.   

A Transerp ainda informou que essa medida é de caráter temporário e passará por avaliação periódica com possibilidade de ser suspensa ou revogada a qualquer momento. Também pode ser providenciada sinalização específica, restringindo o uso da faixa em determinados horários e dias, para não prejudicar a fluidez do transporte coletivo. 

Quando veículos podem invadir a faixa exclusiva?

Na resolução publicada nesta terça-feira (17) a Transerp diz que a circulação de outros tipos de veículos na faixa exclusiva de ônibus só será permitida para fins de conversão em locais devidamente sinalizados.   

Isso significa que no caso de faixas que estão à direita, como ocorre na rua Américo Brasiliense, os veículos podem entrar nos corredores para acessar residências e estabelecimentos comerciais, desde que a manobra seja rápida e com cautela. 

Na avenida Independência 

A partir de segunda-feira (16) motoristas flagrados circulando nos corredores de ônibus da avenida Independência podem ser multados.  

A infração é considerada gravíssima, no valor de R$ 293,47; O motorista ainda perde 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). 

Além dos agentes civis da Transerp, as multas também poderão ser aplicadas por policiais militares conveniados com o município, informou a Prefeitura.   

A faixa exclusiva de ônibus da avenida Independência opera desde o início do mês, no trecho entre as ruas João Penteado e José Curvelo da Silveira Júnior.

Sete linhas já utilizam este dispositivo viário localizado na avenida Independência, que conta com cinco estações (José Curvelo, Rafael Canini, Fiúsa, Itacolomi e Afonso Celso).

Ônibus começam a utilizar corredor Norte-Sul nesta segunda-feira (17) - 

Mais Notícias

Mais Notícias