Varíola dos macacos: Veja as recomendações para grávidas e lactantes Varíola dos macacos: Veja as recomendações para grávidas e lactantes

Varíola dos macacos: Veja as recomendações para grávidas e lactantes

Ministério da Saúde orienta o uso de máscaras e preservativos nas relações sexuais para prevenção da doença

Saúde recomenda que grávidas e lactantes usem máscaras - Foto: Divulgação 

O Ministério da Saúde recomendou que grávidas, puérperas e lactantes mantenham o uso de máscaras em locais fechados como forma de prevenir a infecção pela varíola dos macacos. A pasta também orienta que esse grupo de mulheres use preservativo nas relações sexuais, uma vez que a transmissão pelo contato íntimo é apontada como uma das causas do novo surto.

VEJA TAMBÉM  

Vazamento de gás provoca interdição na zona Sul de Ribeirão 

Moto vai parar embaixo de caminhão após acidente em Ribeirão Preto

O alerta para o uso de camisinha vale para o sexo vaginal, oral e anal, diz a nota técnica do ministério. Embora a doença esteja avançando mais velozmente entre homens que fazem sexo com outros homens, especialistas afirmam que o vírus deve, em breve, se espalhar para outros grupos.

Ainda conforme o documento, gestantes, puérperas e lactantes devem se manter afastadas de pessoas que apresentem febre e lesões cutâneas. Em casos de sintomas suspeitos, elas devem procurar ajuda médica. Para pacientes sintomáticos, a recomendação é manter isolamento por 21 dias e monitorar os sinais da doença - se persistirem, é preciso fazer novo teste. 

LEIA MAIS - Final de semana tem festival de velocidade gratuito em Interlagos

Mais Notícias

Mais Notícias