O aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, iniciou nesta sexta-feira (13) o teste da tecnologia com uso de reconhecimento facial para embarque de passageiros.
O aeroporto é o primeiro regional do país testar o sistema pelo programa Embarque + Seguro 100% Digital.
O novo dispositivo opera sem a exigência da apresentação de documento de identificação e do cartão de embarque para viajar.
“Ao chegar ao check-in, o passageiro será convidado a participar voluntariamente. Nós queremos dar mais velocidade no embarque e mais segurança ao evitar documentos falsos, por exemplo, com uso da biometria facial”, disse em entrevista à CBN Ribeirão Luciano de Souza Cunha, gestor de projetos do Serpro, empresa de TI do Governo Federal.
Como funciona
O passageiro da companhia Voepass Linhas Aéreas, caso concorde em experimentar a tecnologia de reconhecimento biométrico facial, receberá no celular informado uma mensagem com solicitação de autorização para obtenção de seus dados, incluindo CPF e foto.
O atendente da companhia aérea usa o aplicativo do Serpro desenvolvido para realizar a validação biométrica, comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais.
A partir da validação, o passageiro fica liberado para ingressar na aeronave passando pelo ponto de controle biométricos, que faz a identificação por meio de câmeras, sem a necessidade de apresentar documento e cartão de embarque.
A tecnologia já foi testada nos aeroportos de Florianópolis (SC), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), Belo Horizonte (Confins), Congonhas (SP) e Brasília (DF). A iniciativa é do Ministério da Infraestrutura (MInfra).