- Publicidade -
CotidianoAlma abre vagas para audições em cursos gratuitos em Ribeirão

Alma abre vagas para audições em cursos gratuitos em Ribeirão

Os cursos da Alma são gratuitos e os processos seletivos individuais de acordo com cada modalidade

- Publicidade -

Audições serão realizadas por videochamada (Imagem: Reprodução)

A Academia Livre de Música e Artes (Alma) de Ribeirão Preto abriu a agenda de audições para os cursos de violino, flauta, clarinete, canto coral e dança inclusiva, e para a banda sinfônica. Os cursos da Alma são gratuitos e os processos seletivos individuais de acordo com cada modalidade. As inscrições ficam disponíveis até o dia 20 de agosto e podem ser feitas no site da academia. Os interessados devem clicar na aba audições e acessar as orientações referentes aos cursos.
 
Neste segundo semestre, os requisitos para participar das audições são: violino, clarinete e flauta transversal, de 12 a 18 anos, nível intermediário; para a banda sinfônica (fagote, clarone, sax alto, sax tenor, sax barítono, trompa, trompete, trombone, eufônio e tuba), de 14 a 28 anos, com nível intermediário; para o curso de  canto coral juvenil, os jovens devem ter a idade de 14 a 21 anos, nível iniciante e intermediário; para as vagas de canto coral infantil, podem participar com idades entre 9 a 13 anos, nível iniciante e intermediário; e para ingressar no curso de dança inclusiva, a idade para participar será a partir de 15 anos.
 
A professora de dança inclusiva da Alma, Aline Juliana Vilela, explica que o curso é voltado para pessoas com deficiência motora, cognitiva, auditiva, visual, são aulas de dança associadas a movimentos funcionais com base em conhecimento biomecânico e reabilitativo, que auxiliem no desenvolvimento neuromotor do público-alvo, além de melhorar a autoestima, qualidade de vida, promover integração social e desenvolver o autoconhecimento.
 
Atualmente as aulas dessa modalidade são remotas, realizadas às segundas-feiras e às quartas-feiras, das 16h30 às 17h. “Ainda neste contexto de pandemia, o foco destas aulas é investir nos movimentos mesmo à distância, com objetivo na interação deste grupo, para que mesmo de forma virtual, os alunos não deixem realizar os exercícios com adaptações necessárias de acordo com o desenvolvimentos de cada um”, conclui Juliana. Para ingressar neste curso, a entrevista será on-line, por plataforma virtual (link a ser enviado posteriormente), no dia 25 de agosto, às 16h30;
 
Em relação às outras modalidades (violino, clarinete, flauta transversal, banda sinfônica, canto coral infantil e juvenil) com vagas abertas, para participar das audições, o candidato deve enviar um vídeo de, no máximo 5 minutos, gravado na horizontal, em que o candidato toque ou cante uma peça musical de livre escolha, que explore ao máximo as habilidades artísticas e técnicas do instrumento ou canto. Enviar o vídeo até 22 de agosto, para o e-mail: academialivredemusicaeartes@gmail.com, com o nome completo do candidato. 
 
Neste segundo semestre, as aulas individuais do núcleo de Ribeirão Preto já foram retomadas, de forma individual, com sistema híbrido e presencial com medidas de proteção; as aulas coletivas ainda seguem apenas no formato online. O núcleo 2 da Alma, nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, seguem um cronograma específico, com retorno individual e coletivo de acordo com orientações de cada escola parceira do projeto.  
 
As aulas de flauta, por exemplo, em Ribeirão Preto, seguem no formato híbrido, às quartas-feiras, onde alguns alunos podem optar pelo método presencial, com utilização de máscara, higienização e distanciamento social ou ainda realizar a aula de forma remota. De acordo com Sérgio Francisco Cerri Junior, professor de flauta, ter a oportunidade de estudar um instrumento é benéfico em vários sentidos, como técnicas sensoriais, desenvolvimento de disciplina e ainda equilíbrio da saúde mental e fisiológica. “Em tempos de pandemia prolongada, poder se dedicar à música pode ser um recurso de ocupação da mente, uma ferramenta redutora de stress, não invasiva e com aceitação elevada”, reforça Sergio.

- Publicidade -
Avatar
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -