- Publicidade -
CotidianoAnvisa determina recolhimento de medicamentos para hipertensão

Anvisa determina recolhimento de medicamentos para hipertensão

Agência fez anúncio nesta quinta-feira (23), após encontrar impureza em lotes de remédios com o princípio ativo losartana

- Publicidade -

Anvisa detectou a presença da impureza “azido” em lotes de remédios com princípio ativo losartana (Foto: Pixabay)

 
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nesta quinta-feira (23) a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana, utilizado no tratamento contra hipertensão para insuficiência cardíaca. 

Segundo a agência, a decisão foi tomada em razão da presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável.   
 
LEIA MAIS 
 
Ribeirão vai alugar parquímetros para reformulação da Área Azul
 
 
USP libera R$ 67 mi para ampliação de leitos do HC de Ribeirão 
 

- Publicidade -

O prazo máximo regulamentar para conclusão do recolhimento dos produtos das farmácias é de até 120 dias, contados a partir de hoje, data da publicação da resolução, para a qual a Anvisa avaliou o impacto no mercado brasileiro e a necessidade de continuidade dos tratamentos.  

A Anvisa orienta que pessoas que utilizam o remédio não devem interromper o seu tratamento. Acrescentou que a hipertensão e insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente pelo médico que acompanha o paciente. Deixar de tomar o remédio pode trazer riscos para a saúde.  

“A medida preventiva foi adotada após a evolução do conhecimento sobre as impurezas e ela serve para adequar os produtos usados no Brasil aos limites técnicos previstos para a presença deste contaminante”, explicou a Anvisa. 
  

Lotes afetados em uso
 
Nos casos de pessoas que estejam usando lotes afetados do medicamento, a orientação da Anvisa é continuar o tratamento e conversar com o médico em caso de dúvida ou necessidade de orientação.  

Os pacientes podem, ainda, entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do laboratório para se informar sobre a troca do remédio por um lote que não tenha sido afetado pelo recolhimento ou interdição. Os meios para contato com as empresas estão disponíveis na embalagem e bula dos produtos.  

Por meio de nota, a Anvisa esclareceu que, desde a descoberta da possibilidade de presença do “azido” na losartana, em setembro de 2021, vem adotando medidas para garantir que os medicamentos disponíveis para a população brasileira estejam dentro dos padrões de qualidade.  

- Publicidade -

A Anvisa notificou os detentores do registro desses remédios para apresentação dos resultados da avaliação sobre a existência dessa impureza em seus produtos.  
 
VEJA TAMBÉM 
 
Ribeirão Preto recebe mutirão do emprego com mil oportunidades

 

Sede da Anvisa. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -