Os voos da companhia aérea Azul, no aeroporto Doutor Leite Lopes, em Ribeirão Preto tiveram atrasos por conta do apagão cibernético, que ocorreu nesta sexta-feira (20) em diversas regiões do mundo. Além dos atrasos de decolagens e pousos, serviços bancários e de comunicação também foram afetados.
De acordo com a assessoria do aeroporto de Ribeirão Preto, apesar de afetar a malha de algumas companhias como a Azul, o funcionamento do local está normal, apenas com alguns atrasos nos voos e a movimentação de passageiros é baixa.
Já os voos de outras companhias como Latam, VoePass e Gol não registram atrasos.
Veja a nota na íntegra
“O ataque acabou afetando a malha de algumas companhias aéreas brasileiras como a Azul. As companhias Latam, Voepass e Gol não registram atrasos. O funcionamento do Aeroporto Dr. Leite Lopes segue normal, apenas com alguns voos atrasados.
Impactos
Malha nacional da Azul impactada, com efeito cascata nos atrasos, e voos do Aeroporto Ribeirão Preto impactados.
A movimentação de passageiros no momento é baixa.
No Aeroporto Dr. Leite Lopes, houve atrasos leves em voos chegando de Viracopos e daqueles saindo de Ribeirão Preto com destino a Viracopos.
Os demais voos da Voepass e Gol todos normais e no horário, sem impacto até o momento. E zero ocorrências ou reclamações de passageiros até o momento”.
Apagão Cibernético
O aplicativo do Bradesco apresentou falhas nesta manhã de sexta-feira. O banco publicou um aviso que cita que seus canais digitais apresentam indisponibilidade e relaciona o fato ao apagão, além de informar que equipes do banco atuam para regularizar o mais breve possível.
Os bancos Pan, Next e Neon registram queixas de clientes, segundo a plataforma Downdetector.
Diversos países relataram problemas técnicos que afetaram redes de televisão nacionais, aeroportos internacionais, operadoras ferroviárias, bolsas de valores e outros serviços.
Qual a causa?
Não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker. A interrupção foi atribuída à CrowdStrike, uma empresa de segurança cibernética cujo software é usado por dezenas de indústrias ao redor do mundo para proteger contra hackers e violações externas.
Uma atualização de software emitida pela CrowdStrike estaria na raiz do problema, resultando em travamentos de máquinas que executam o sistema operacional Microsoft Windows. Em comunicado, a empresa americana Microsoft afirmou que está adotando medidas para solucionar a situação. (Com Agência Estado)
SAIBA MAIS
Veja a classificação do concurso público com 15 mil vagas para professores em SP
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
‘CrowdStrike’: veja quem é o responsável pelo ‘apagão cibernético’