Moradores do Parque das Oliveiras, na zona Oeste de Ribeirão Preto, reclamam de um cruzamento perigoso na região.
O trecho, entre as ruas Professor Newton Sérvulo do Nascimento e Luís Fabiano Anholeto, registrou acidentes nos últimos meses, alertou a moradora Ivanete Lopes Batista.
VEJA TAMBÉM: Acidente deixa motociclista em estado grave na região
“Aqui realmente está muito perigoso. Muita gente não sabe que essa rua é só subida, e está acontecendo bastante acidente aqui. Precisa de mais sinalização”, declarou a moradora em entrevista à rádio CBN Ribeirão.
Ainda segundo Ivanete, vizinhos já cobraram uma melhor sinalização à prefeitura. Contudo, nenhuma solução havia sido tomada até o momento.
Riscos
O engenheiro de tráfego Fernando Velázquez disse que a sinalização existente no local tem confundido os condutores.
O cruzamento possui cinco aproximações de ruas, sendo todas de mão-dupla. Sem uma sinalização mais intuitiva, o local tem contribuído para que os acidentes ocorram, afirmou.
“A sinalização horizontal, por pintura, não induz a conversão correta por conta de não ter uma redução de velocidade na aproximação e, também, por não ter um meio físico para que ele [condutor] faça isso. A própria sinalização existente, que é pouca, induz os motoristas a cometerem essa infração. Isso acaba expondo cada vez mais as pessoas”, explicou o especialista à rádio CBN Ribeirão.
Observando o risco de acidentes, o engenheiro propôs a implantação de demarcadores viários, além da criação de uma rotatória no cruzamento.
“Vemos que o posicionamento de uma placa de Pare está equivocado, e tem as marcações no piso que também estão equivocadas. Em um primeiro momento, tem de fazer essa ilha para canalizar a conversão à direita, e não passar sobre a sinalização existente. Uma outra possibilidade seria uma rotatória, fazendo com que se force a redução de velocidade”, sugeriu.
O que a Transerp diz?
A Transerp informou, por meio de nota de imprensa, que vai encaminhar uma equipe do Departamento de sinalização viária ao cruzamento.
“Após esse procedimento, caso seja constatada a necessidade de adequações, as providências serão tomadas”, completou. (Com CBN Ribeirão)