A SAP-SP (Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo) confirmou, nesta quinta-feira (24), que 52 detentos da região de Ribeirão Preto não retornaram ao sistema carcerário após o fim da última saída temporária.
Na região, 1.564 presos do regime semiaberto receberam o benefício entre 15 e 21 de março – além de Ribeirão, as “saidinhas” também aconteceram em Serra Azul, Pontal e Jardinópolis.
VEJA TAMBÉM: Criança é atingida por TV em creche na zona Leste de Ribeirão Preto
De sete unidades prisionais, apenas em três houve o retorno de todos os presidiários: Penitenciária II de Serra Azul, CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pontal e CDP de Serra Azul.
A unidade com maior número de foragidos é o CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Jardinópolis, onde 1.100 homens foram beneficiados e 37 não retornaram na data estipulada.
Caso sejam recapturados, eles perderão o direito ao semiaberto e voltarão ao regime fechado. Já nos presídios de Ribeirão, dez presos passaram a ser considerados foragidos.
Entenda
A Lei de Execução Penal determina que os presidiários que cumprem os critérios estabelecidos têm direito a cinco saídas ao ano. As saidinhas, de acordo com a SAP, não têm relação com feriados ou datas comemorativas. Contudo, pensando na manutenção do contato entre detentos e familiares, geralmente são agendadas próximas a esses períodos, como a Páscoa.