- Publicidade -

Ribeirão PretoCotidianoAssista ao vivo: Acompanhe o Grande Eclipse Solar ‘anel de fogo’

Assista ao vivo: Acompanhe o Grande Eclipse Solar ‘anel de fogo’

Assista ao eclipse pelo player abaixo a transmissão que será feita pelo Observatório Nacional a partir das 11h30

- Publicidade -

O Grande Eclipse das Américas ou eclipse solar ‘Anel de Fogo’ acontece neste sábado (14). Em parceria com entidades estrangeiras, o Observatório Nacional vai transmitir o fenômeno ao vivo pelo YouTube, mesmo em outros países, a partir das 11h30.

Para assistir a transmissão, basta ‘dar o play’ no vídeo abaixo. Se você registrar o fenômeno, marque o Instagram @acidadeonribeirao na postagem.

- Publicidade -

O que é o Eclipse?

A Lua vai encobrir o Sol e de todo o País será possível ver esse fenômeno – na maioria do território, porém, de forma parcial.

Nove Estados do Norte e do Nordeste poderão ver o eclipse em seu modo anular, que será o mais completo. O eclipse anular acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um “anel de fogo”.

A anularidade (formação de um “anel de fogo” ao redor da Lua) será visível em dez países: Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil. Daí o fenômeno ter ganhado referência às Américas em seu nome.

Na costa oeste dos Estados Unidos, o eclipse vai começar às 11h30. Depois, o eclipse vai seguir pela América Central e Colômbia. Deve chegar ao Brasil por volta das 15 horas e seguirá até o pôr-do-sol, por volta das 18 horas (de Brasília).

A faixa de anularidade vai passar por nove Estados: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Em todo o restante do Brasil, no entanto, será possível ver um eclipse parcial.

- Publicidade -

Região de Ribeirão Preto

Por meio do portal Time and Date (clique aqui), é possível ver todos os detalhes de como o eclipse vai acontecer.

Em Ribeirão Preto, o fenômeno vai começar às 15h35, com o auge sendo atingido às 16h48 e o fim às 17h52. No auge, a Lua deve encobrir, aproximadamente, a metade do Sol.

Como observar

Contudo, não se deve olhar diretamente para o Sol em hipótese nenhuma, nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição ao Sol, mesmo durante poucos segundos, danifica a retina de modo irreversível.

O ideal é que se use filtros para a observação e é importante o uso de filtros adequados. A melhor opção é o filtro de soldador número 14 ou maior (verifique se o modelo tem o certificado de qualidade ISO 12312-2). Mesmo assim, a observação não deve se estender por mais do que alguns segundos.

VEJA TAMBÉM
Planos para viajar? Veja os feriados que restam em 2023

- Publicidade -

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

- Publicidade -

Notícias Relacionadas