O Airbus A330neo, da Azul Linhas Aéreas, teve o trajeto dos próximos dias alterado emergencialmente, na manhã deste sábado (16), e irá para Manaus, no Amazonas, levar mais cilindros de oxigênio aos hospitais dos SUS. Antes, o destino final da tripulação era a índia.
O avião havia sido escolhido para buscar 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que tem poder imunizante contra a covid-19, mas indefinições diplomáticas entre o Brasil e o país indiano e, principalmente, o colapso no sistema de Saúde mudaram os planos.
De acordo com informações da própria companhia aérea, a previsão é de que a viagem para o Norte seja iniciada às 14h, com chegada às 17h30, e foi solicitada diretamente pelo Ministério da Saúde.
A expectativa é que as UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) sejam parcialmente reabastecidas com essa carga de materiais.
A quantidade de balões a serem enviados, no entanto, ainda não foi divulgada pelas autoridades empenhadas no caso.
“O voo será feio pela mesma aeronave que partiria hoje para Mumbai, na índia, uma vez que a missão terá seu início reprogramado enquanto às questões diplomáticas entre os dois países são resolvidas e as doses da vacina Astrazeneca/Oxford possam ser trazidas ao Brasil”, completou a Azul.