- Publicidade -
Ribeirão PretoCotidianoCabos irregulares começaram a ser removidos de postes de Ribeirão

Cabos irregulares começaram a ser removidos de postes de Ribeirão

- Publicidade -

Mais de uma tonelada de fios irregulares, inoperantes ou fora dos padrões técnicos foram retirados de postes localizados no Centro de Ribeirão Preto, desde o dia 2 de junho, de acordo com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz).

A iniciativa visa eliminar os cabos soltos e desorganizados que representam riscos para pedestres e veículos. As equipes iniciaram a primeira etapa do trabalho pelas ruas Américo Brasiliense, Mariana Junqueira, São José e Amador Bueno, com previsão para concluir a ação em 30 dias.

- Publicidade -

A ação é uma parceria entre a empresa e a COINFARP (Comissão de Infraestrutura Aérea de Ribeirão Preto), criada pela Prefeitura Municipal.

A Secretaria de Infraestrutura definiu os locais prioritários com base no planejamento aprovado pela comissão.

Cerca de uma tonelada de cabos irregulares foram retirados na primeira semana de operação - Divulgação: CPFL Energia.
Cerca de uma tonelada de cabos irregulares foram retirados na primeira semana de operação – Divulgação: CPFL Energia.

Projeto piloto

Antes de começar o processo nas ruas do Centro de Ribeirão Preto, a CPFL removeu mais de duas toneladas de fios em um projeto piloto realizado na avenida Dom Pedro II.

A concessionária de energia já removeu 42 mil toneladas de cabos irregulares em Ribeirão Preto desde 2022. Também emitiu 43.979 notificações às operadoras que descumpriram as regras de compartilhamento da rede.

A distribuidora mantém uma atuação contínua na fiscalização da infraestrutura aérea e pode intervir diretamente sempre que há risco à população ou à rede elétrica

Monitoramento

A legislação federal determina que as distribuidoras de energia monitorem o uso adequado dos postes pelas operadoras de telecomunicação e notifiquem as empresas em caso de irregularidades.

- Publicidade -

Mesmo sem notificações, as operadoras têm a obrigação de manter seus cabos organizados e dentro dos padrões técnicos estabelecidos.

Do ponto de vista técnico, a CPFL Paulista instala os cabos de energia elétrica na parte superior dos postes, conforme a norma NBR 15214/2005, sempre de forma organizada e nunca enrolada ou pendurada.

O que fazer?

A CPFL Paulista ainda reforça que, ao identificar cabos caídos, rompidos ou em situação de risco, a população deve evitar o contato direto e acionar imediatamente os canais de atendimento da companhia.

O telefone 0800 010 1010 está disponível 24 horas por dia, com ligação gratuita.


SAIBA MAIS

Homem é socorrido em estado grave após discussão em frente a restaurante popular

FIQUE ON

Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.

Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.

VEJA TAMBÉM

BTS vai voltar? contudo,

- Publicidade -
Vítor Neves
Vítor Neves
Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuou como assessor de imprensa, coordenador de podcast e produtor de conteúdo. Foi estagiário da EPTV, afiliada da TV Globo, e auxiliou em grandes coberturas, como pandemia de Covid-19 e eleições. Repórter do acidade on desde 2023.
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

- Publicidade -
Notícias Relacionadas