A cadela Honda, da raça pastor alemão, que foi espancada pelo dono em Ribeirão Preto continua sob cuidados em uma clínica veterinária. Ela foi resgatada na última quarta-feira (9) por uma ONG de proteção animal que fez a denúncia à polícia após receber o vídeo da agressão.
Amanda Gonçalves, uma das integrantes da ONG, disse que a Ronda é uma cadela dócil e brincalhona, mas está com muito medo. “Ela se assusta um pouco, tem muito medo ainda, quando a gente pega a coleira ela dá uma encolhida. Ela se assusta, morre de medo, pensa que é a mangueira ou alguma coisa parecida”, disse Amanda.
A cachorra de dois anos de idade, ainda permanecerá na clínica veterinária para fazer alguns exames. “Vamos sedar e fazer um raio-x na região da traseira para saber se ela tem displasia porque ela está com dor e a situação pode ter se agravado com a pancada”, explica a médica-veterinária Dayse Ribeiro de Oliveira.
Após receber alta, Ronda continuará sob os cuidados da ONG. “A gente não vai doar a Ronda enquanto ela não estiver bem. Provavelmente ela vai ficar com alguma de nós. A gente ama ela, e ela tem certos traumas, vai ter que passar por psicólogo de animais. Ela vem sofrendo há muito tempo”, finaliza Amanda.
Liberdade provisória
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) concedeu nesta quinta-feira (10), liberdade provisória ao evangelista Thiago Antônio de Barros Rodrigues de 33 anos, preso em flagrante por agredir a cadela dele com um pedaço de mangueira em Ribeirão Preto.
Rodrigues foi preso em casa na noite de quarta-feira (9), no bairro Adelino Simioni, depois que vizinhos chamaram a polícia.
Segundo o órgão, a soltura ocorreu após ele se comprometer a cumprir as medidas cautelares e a submeter o animal a uma avaliação médico veterinária.
Entenda o caso
No vídeo gravado por um vizinho, o suspeito aparece batendo violentamente com uma mangueira na cadela que grita insistentemente.
Segundo a Polícia Militar, o dono do cão alegou que bateu na cadela com a intenção de educá-la.
O cão foi entregue aos cuidados da ONG CãoPaixão.