O monitoramento de dez pontos estratégicos de Ribeirão Preto, por meio de 22 câmeras de segurança, teve início nesta quinta-feira (16). As imagens são acompanhadas por profissionais que atuam na central de monitoramento, instalada na sede da GCM (Guarda Civil Metropolitana).
Os equipamentos, a central de monitoramento, entre outras aquisições, como viaturas e até um drone, fazem parte da segunda etapa do programa “Guardiões da Cidade” (veja abaixo).
Segundo o comandante da GCM, Tiago Caldeira, os novos equipamentos ajudarão na integração do trabalho em conjunto da Guarda Civil Metropolitana, da Polícia Civil e da Polícia Militar.
“Nossa central de monitoramento vai ajudar todas as forças policiais. Podemos agora trabalhar cada dia com mais eficiência”.
Sobre o “Guardiões da Cidade”
Ao todo, serão instaladas 124 câmeras de segurança em pontos estratégicos da Ribeirão Preto. Desse número, 40 são câmeras 360º, que devem monitorar o quadrilátero central e 84 câmeras fixas distribuídas nas entradas e saídas da cidade.
Os equipamentos são integrados ao programa Detecta, software de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
As câmeras geram dados dos eventos para encaminhamento ao Detecta, que possui o maior conjunto de informações armazenadas da América Latina e integrará bancos de dados da Polícia Militar, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados e clonados.
O sistema é capaz de detectar e alertar os órgãos de segurança em questão de segundos sobre veículos suspeitos de roubo ou furto e, até mesmo, aqueles envolvidos em outras ocorrências de interesse de segurança, facilitando a atuação no intuito de proteger o cidadão ribeirão-pretano.
SAIBA MAIS
Rafael Portugal traz show de humor para Ribeirão Preto; Veja quando
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
F1: Bearman, Antonelli e Lawson: o que esperar do futuro da categoria?