Um casal de idosos de Ribeirão Preto é exemplo no projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos). Juntos há mais de 40 anos, os dois não tiveram a chance de ir à escola na infância e estão aprendendo a ler e a escrever na terceira idade.
Aos 89 anos, a dona de casa Terezinha de Maria da Silva, entendeu que nunca é tarde para busca conhecimento. Admite, bo entanto, que a vida nem sempre foi tranquila como hoje.
“[Antes era] na enxada, capinar os matos. A mulher que me criou ficava brava comigo quando eu pedia para estudar, ela não deixava porque [falava que] eu tinha que fazer comida e ajudar ela”, relembra Terezinha.
VEJA TAMBÉM
Evento em Ribeirão tem música e 16 tipos de chope; Entrada é gratuita
Confira as próximas quermesses e festas juninas em Ribeirão
Sendo os mais experientes da turma, o casal sempre demonstra interesse nos assuntos. O aposentado Antônio Malaquias da Silva, de 78 anos, inclusive diz que incentiva outros colegas a estudarem.
“Tem que vim, eu sempre aviso para os meus colegas que estavam estudando e pararam. Falo: Gente ‘cêis’ vão ficar em casa, fazendo o que? Vamos andar. Um pouco que aprende, eu fico muito feliz, é muito gratificante”, conta Malaquias.
Para a professora Juliana Brites, a dupla tem muita força e determinação. “Eu me apaixonei. Eles notam quando a gente tá um pouco cansada, eles falam: ‘Força no remo aí professora”, comenta.
Programa EJA
No Brasil, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 11 milhões de brasileiros são considerados analfabetos, mas os números estão diminuindo por conta do EJA (Educação de Jovens e Adultos), um projeto de educação gratuito que visa alfabetizar toda a população até 2024. (Com EPTV)
LEIA MAIS
AME Mais Idoso tem previsão de ser entregue em dezembro em Ribeirão