A secretaria da Saúde de Serrana, município a 23 quilômetros de Ribeirão Preto, afirma que os casos de pacientes infectados com o novo coronavírus (covid-19) caíram pela metade, após o início da vacinação em massa da população. O estudo completo ainda será divulgado pelo Instituto Butantan nas próximas semanas.
LEIA MAIS – Vacina: Ribeirão abre agendamento para pessoas com 64 anos
Os dados são referentes as três primeiras semanas de março comparadas com o mesmo período em abril. Entre 1º e 21 de março, foram registrados 331 casos de pacientes infectados com o coronavírus em Serrana, já entre 1º e 21 de abril, os casos confirmados de covid-19 caíram para 164.
“Uns 20, 30 dias atrás, nós fazíamos quase 150 coletas [exames] por dia. Hoje, a nossa coleta caiu para 30, 35, 40 exames e dessas coletas a positividade [para covid-19] é bem pequena. Então, essa percepção da saúde, casos que estão diminuindo, é na coleta e quando volta os exames, a positividade é baixa”, disse a secretária da Saúde de Serrana, Leila Gusmão, para EPTV.
Segundo a secretaria de Saúde, a Santa Casa e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade não contam com pacientes internados em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) por covid-19 há 26 dias.
Durante a campanha de vacinação em massa em Serrana, 27.160 pessoas receberam as duas doses do imunizante contra o novo coronavírus. O montante representa 59,5% da população da cidade, estimada em 45,6 mil pessoas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). (Com EPTV)