- Publicidade -
CotidianoCatedral de Ribeirão manifesta apoio ao padre Júlio Lancellotti, alvo de CPI

Catedral de Ribeirão manifesta apoio ao padre Júlio Lancellotti, alvo de CPI

Catedral de São Sebastião, em Ribeirão Preto, publicou nas redes sociais uma mensagem de apoio ao padre Júlio Lancellotti

- Publicidade -

A Catedral de São Sebastião, no Centro de Ribeirão Preto, informou, por meio das redes sociais nesta sexta-feira (5), que “oferece todo apoio” ao padre Júlio Lancellotti, em relação à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que deve investigar o sacerdote.

Em dezembro de 2023, foi protocolado na Câmara Municipal de São Paulo um pedido de abertura de investigação das Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam na região conhecida como Cracolândia, que concentra pessoas em situação de rua e com consumo abusivo de drogas na parte central da capital.

- Publicidade -

De acordo o autor da proposta, vereador Rubinho Nunes (União), a comissão será instaurada em fevereiro, após o recesso parlamentar. Segundo ele, o padre Júlio Lancellotti será um dos principais alvos da CPI das ONGs. Leia a nota da Catedral de Ribeirão Preto integra:

 “Padre e homem do bem. Padre que não faz o mal a ninguém. Profeta do amor. Na prática da justiça gera temor. (Pe. Chico). Padre Júlio, a Catedral de Ribeirão Preto oferece todo apoio nesse momento de injustiça e leviana perseguição. Conte com nossas orações”.

Entenda a acusação

A Câmara de São Paulo deve abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as organizações não governamentais (ONGs) que atuam na Cracolândia, na região central de São Paulo.

Rubinho acusa as ONGs de promoverem uma “máfia da miséria”, que “explora os dependentes químicos do centro da capital”. Segundo ele, essas organizações recebem dinheiro público para distribuir alimentos, kit de higiene e itens para o uso de drogas, prática conhecida como política de redução de danos, à população em situação de rua, o que, argumenta ele, gera um “ciclo vicioso” no qual o usuário de crack não consegue largar o vício.

O vereador diz que duas entidades serão prioridade nas investigações conduzidas pela comissão: o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, conhecida como Bompar, e a Craco Resiste.

- Publicidade -

As duas atuam junto à população em situação de rua e dependentes químicos no centro de São Paulo, assim como o padre Júlio Lancellotti, que já foi conselheiro do Bompar.

Ao Estadão, o padre Júlio Lancelloti declarou que a instalação de CPIs para investigar o uso de recursos públicos pelo terceiro setor é uma ação legítima do Poder Legislativo. Além disso, acrescentou que não faz parte de nenhuma organização conveniada à Prefeitura de São Paulo, mas, sim, da Paróquia São Miguel Arcanjo.

“Os dependentes químicos precisam de programas de tratamento de alta qualidade para ajudar a superar o vício. Uma CPI pode avaliar a eficácia dos programas oferecidos pelas ONGs, determinando se elas estão alcançando os resultados desejados, pois em algumas situações, pode haver preocupações éticas, como a exploração de dependentes químicos”, justifica Rubinho, no pedido de abertura da CPI.

Catedral de Ribeirão Preto se solidariza com Padre Júlio Lancellotti, alvo de CPI em São Paulo. (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

(Com informações da Agência Brasil e Estado)

VEJA TAMBÉM

Saidinha de Natal: 33 presos não retornaram para as cadeias da região de Ribeirão

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.

LEIA MAIS

Farofa low carb: confira como fazer essa receita saudável

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -