Um ciclone se forma entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul neste domingo (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, e deve provocar tempestades em diversas regiões do país, inclusive no interior de São Paulo.
De acordo com os especialistas, esse fenômeno será intensificado pelo avanço de uma frente fria, que deve aumentar a instabilidade atmosférica.
Uma enorme quantidade de vapor d’água será transportada em direção ao ciclone através do jato de baixos níveis, a leste dos Andes. Este rio atmosférico desempenha papel essencial na severidade das tempestades, uma vez que a injeção de calor e umidade aumenta a instabilidade da atmosfera
diz Ana Maria Pereira Nunes, da Meteored
Tempestade violenta
Conforme explicação da meteorologista Ana Maria Pereira Nunes, da Meteored, no domingo, tempestades violentas devem ocorrer entre as regiões Sul e Centro-Oeste do país.
Nessas regiões, há maior potencial para chuva severa e volumosa, com grande incidência de raios, risco de granizo e ventos intensos.
“Tempestades noturnas elevam os riscos à população, uma vez que a maioria das pessoas está dormindo neste período, diminuindo a percepção de perigo e aumentando o tempo de tomada de decisão”, alerta a especialista.

Também deve chover forte nas regiões Norte, Nordeste e Centro do país, por causa da umidade que vem do Oceano Atlântico e do calor intenso.
Potencial de tempestade intensa no interior de São Paulo
Entre a madrugada e o início da manhã de segunda-feira (13), a frente fria deve provocar fortes temporais em São Paulo, principalmente no interior, onde há risco de chuva intensa. As regiões de Cáceres-MT, Campo Grande-MS e norte do Paraná também devem ser afetadas.
Nunes ainda explique que entre a tarde e a noite, “a chuva se espalha num corredor de umidade que conecta a região Norte à região Sudeste, e ainda há risco de tempestades em todas as regiões do Brasil.”

As tempestades serão menos intensas que no domingo (12), mas ainda há potencial para causar danos principalmente nas seguintes áreas:
- Interior de São Paulo
- Sul de Goiás
- Triângulo Mineiro e Zona da Mata-MG
- Rondônia, na faixa de fronteira com a Bolívia
Embora haja risco com as tempestades previstas, a chuva da próxima semana deve trazer alívio para os baixos níveis de umidade registrados nas últimas semanas.
Como fica Ribeirão Preto?
Os próximos dias em Ribeirão Preto prometem mudanças no tempo. Segundo a previsão estendida da Climatempo, o sol ainda aparece, mas pancadas de chuva podem surgir a qualquer hora.
As temperaturas também diminuem um pouco, com máximas próximas dos 30 °C. Veja a previsão:


SAIBA MAIS
Instituto EP lança em Ribeirão Preto o Fórum Diálogos na Educação 2026
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM