A massa de ar frio de origem polar que predomina o estado de São Paulo preocupa produtores rurais da região cafeeira de Cássia dos Coqueiros, a 80 quilômetros de Ribeirão Preto. A cidade tem previsão nesta quarta-feira (18) de apenas 1ºc, com sensação térmica negativa.
No campo a preocupação é com a possibilidade de geadas; neste fenômeno gelos se formam sobre a superfície da planta queimando a folha e prejudicando o desenvolvimento dos grãos. Isso ocorre porque o vapor de água existente no ar, ao cair da noite, se transforma em cristais de gelo.
Valdir Vitor da Silva administra um sitio em Cássia e sabe muito bem o mal que as geadas representam à lavoura. No ano passado a propriedade perdeu 40 mil pés de cafés e o prejuízo passou de R$ 300 mil reais. Para evitar novos prejuízos, ele estará em alerta durante a madrugada.
O local preparou cerca de 12 tambores com serragem e será ateado fogo em cada um deles. Os tambores serão colocados em uma carreta e o trator passará entre as plantações com o objetivo de manter os locais um pouco mais aquecidos, evitando assim a formação de cristais de gelo nas superfícies da planta.
“A partir da uma hora, vamos rodar a lavoura para ver se evita esse problema de novo. É preocupante e alarmante porque como você faz? Já teve uma perda. Se tiver outra o patrão vai abandonar, não tem como né? Esse ano vai ter uma ‘carguinha’ pouca com o pouco que sobrou do ano passado”, comenta.
Como fica em Ribeirão?
Segundo o Climatempo, os termômetros devem marcar apenas 4ºC nesta quarta-feira (18) em Ribeirão Preto, mas em alguns locais a sensação térmica pode ficar abaixo disso em razão do vento.
A semana será a mais gelada do ano até agora devido a uma nova massa de ar frio de origem polar. Essa massa se espalha sobre o país e causa uma forte queda da temperatura no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. (Com EPTV)