A Prefeitura de Jaboticabal cofirmou nesta segunda-feira (23) um caso de gripe aviária (Influenza Aviária H5N1) no município, a 50 quilômetros de Ribeirão Preto.
Segundo a Administração, o caso foi identificado em um marreco da espécie cabocla. A ave foi levada no último dia 16 de junho, por uma mulher ainda não foi identificada, até a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp. Ela teria sido orientada a procurar uma clínica veterinária, por se tratar de animal silvestre. No entanto, o marreco teria sido abandonado nas proximidades do campus, quando uma outra pessoa o encontrou e o levou novamente até a faculdade.
Amostras foram encaminhadas ao uma clínica especializada, que confirmou o vírus. O animal não sobreviveu.
Em nota à imprensa, a prefeitura afirmou que, até o momento, não há registro de transmissão da gripe aviária entre humanos no município. Foi montado um comitê de crise e a Secretaria Municipal da Saúde iniciou ações de controle e monitoramento com objetivo de prevenir riscos à população e à fauna.
A Prefeitura informa que está adotando todas as medidas necessárias para localizar a mulher e oferecer a assistência de saúde apropriada, visto que ela teve contato direto com o animal infectado. Além disso, investiga-se se outras pessoas tiveram o mesmo tipo de contato, a fim de que medidas sanitárias possam ser implementadas,
disse a Prefeitura de Jaboticabal na nota.
O secretário de Saúde de Jaboticabal, Diego Nogueira, disse que aguarda a apresentação da mulher, que terá sua identidade preservada, para fazer o monitoramento dela.
Estamos fazendo as buscas, mas é importante que ela se apresente. Temos que fazer o monitoramento das pessoas que tiveram contato com o animal e estamos fazendo isso inclusive com os profissionais da Unesp para verificar a condição clínica de saúde,
afirmou o secretário, em entrevista à EPTV.
Segundo o secretário, os sintomas da Influenza Aviária em humanos são gripe, febre alta, dores abdominais e diarreia.
Na última quarta-feira (18), o Brasil se declarou livre de gripe aviária, depois de ter ficado por 28 dias sem registrar novos casos em granjas, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária.
SAIBA MAIS
Ribeirão Preto recebe evento gratuito sobre lipedema; Saiba como participar
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM