Um levantamento da empresa de meteorologia MetSul mostra que grande parte do Brasil registra atualmente níveis de umidade do ar menores que as do Saara, no norte da África.
Em setembro, quase todas as regiões do Brasil têm apresentado níveis de umidade relativa do ar extremamente baixos, iguais ou inferiores a 10% – veja cidades abaixo.
Conforme monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade do ar ficou em 7% em Barretos, cidade na região de Ribeirão Preto.
Como foi feita a comparação?
A análise da MetSul se baseou em dados de observação em superfície e modelos numéricos. Na primeira abordagem, foram levantados dados de estações de aeroportos nas capitais dos países situados na região desértica do Norte da África.
A estratégia foi usada devido às limitações do monitoramento no deserto, por se tratar de uma região predominantemente desabitada, e também devido a conflitos nesses países, explica a MetSul.
A empresa também comparou a umidade relativa do ar no Brasil e no Saara durante a tarde de sexta-feira, 6, através de modelos de computador, confirmando que o deserto está mais úmido que o País.
Veja cidades com níveis de umidade menor que a do Saara
- 18% em Japira (PR)
- 7% em Barretos (SP)
- 14% em Costa Rica (MS)
- 9% em Ituiutaba (MG)
- 7% em Santa Teresa (ES)
- 8% em Morrinhos (GO)
- 10% em Ponte Alta (DF)
- 7% em Cotriguaçu (MT)
- 14% em Guanambi (BA)
- 9% em Marianópolis (TO)
- 8% em Santa Maria das Barreiras (PA)
- 10% em Alto Parnaíba (MA)
- 12% em Gilbués (PI)
- 13% em Jaguaribe (CE)
Massa de ar seca
No momento, há uma massa de ar excepcionalmente seca atuando sobre o Brasil. Segundo o comunicado da MetSul, é normal que a região central do País registre baixa umidade nesta época do ano, mas a situação foi agravada por alguns fatores: uma estiagem prolongada em várias partes do território, com a estação seca iniciando mais cedo, e baixa frequência de frentes frias alcançando a porção central do Brasil.
Por redação acidade on e Juliana Domingos de Lima, da Agência Estado
SAIBA MAIS
Estado de SP tem seis focos de incêndio neste domingo; Veja regiões afetadas
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM