ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Paróquia de Santo Antônio distribui 20 mil pães em duas horas

Dia dedicado ao padroeiro terá missas e festividades na igreja dos Campos Elíseos, zona Norte de Ribeirão Preto; até um carro zero km deve ser sorteado

| ACidadeON/Ribeirao

Equipe da paróquia prepara os pães para distribuir aos fiéis (Foto: Ricardo Canaveze / ACidade ON)
 

A Paróquia Santo Antônio de Pádua em Ribeirão Preto distribuiu 20 mil pães aos fiéis entre 7h e 9h desta quarta-feira (13), data dedicado ao padroeiro. E a distribuição deve continuar por todo o dia, pois os pães chegam a todo o momento.

A programação nesta quarta também é especial com missas e festividades, inclusive com o sorteio de um carro zero km.  

Luisa Aleixo Alves de Lima, de 72 anos, que coordena a distribuição de pães na paróquia, prevê que o movimento seja intenso durante todo o dia.  

"É uma tradição: os devotos passam no altar para a benção, trazem os pães até a mesa e nós embalamos para distribuir. É o pão da fartura, dos pobres, que alimenta e dá vida para a alma. A tradição diz que se colocar o pão de Santo Antônio em uma lata de arroz, por exemplo, não faltará alimento em casa", conta.  

Luisa afirma que uma graça conseguida de Santo Antônio há 38 anos, pela saúde de sua filha, é o que move todo o seu empenho em trabalhar voluntariamente na igreja.  

A devota afirma que a filha, hoje com 46 anos de idade, foi curada de uma meningite e não ficou com nenhuma sequela da doença.    


Outra que também diz ter conseguido uma ajuda do santo é a operadora de caixa Fátima Caldo Muraca, 63. Ela conta que o filho tinha um problema intestinal quando ele era recém-nascido. 

"Vim em uma procissão e trouxe o meu filho vestido de Santo Antônio. Daquele dia em diante não teve mais problema. Hoje está com 38 anos", lembra.  

A dona de casa Terezinha Jordão Pessolo, 53, tem uma palavra para definir Santo Antônio: fartura.  

"Meu marido tinha acabado de arranjar emprego e não tinha muita coisa em casa. Eu comecei a vim na igreja de Santo Antônio, pedi dinheiro para minha filha para trazer o pão. Quando cheguei em casa, minha mesa estava farta, meu marido tinha conseguido comprar alimentos. Era uma época difícil, e desde então nunca mais nos faltou", relata.  

Programação  

A Paróquia Santo Antônio de Pádua programou oito missas para esta quarta-feira. A próxima celebração acontecerá às 14h. Depois haverá missas às 15h30, 17h e 19h30, seguida de procissão.  

A celebração das 9h foi presidida pelo arcebispo Dom Moacir Silva.  

Uma quermesse ocorre durante toda esta quarta. À noite, após a procissão, haverá o sorteio de um carro zero km. O cupom custa R$ 10 e o dinheiro será para a construção de um novo salão e nova cozinha na paróquia.  

A igreja de Santo Antônio fica rua Paraíba, 747, Campos Elíseos, zona Norte de Ribeirão Preto.   

Devotos fazem fila na rua Goiás em busca do pão de Santo Antônio (Foto: Ricardo Canaveze / ACidade ON)

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também